O Blog destinado a uma tribo com espírito aventureiro, que aprecia as estrelas do céu mais que as do hotel

.

8 Destinos nacionais para viajar sozinha

8 Destinos nacionais para viajar sozinha

Um post que teve muita repercussão no blog foi o Viajar sozinho. De fato, este assunto gera muita discussão e curiosidade. Acho que bastante gente tem vontade, mas ainda falta aquele “empurraozinho”, que eu faço questão de dar!!!
O primeiro passo é querer estar sozinho. Porque se você viaja na dependência de conhecer ou “grudar” em alguém, você pode ter uma grande decepção. Portanto, você deve estar preparado para passar alguns dias consigo mesmo. E se de repente conhecer pessoas legais, melhor!

Viajar sozinha!

Hospedar-se em hostels, os famosos albergues, pode ser uma medida preventiva para quem está com medo de ficar completamente abandonada. O fato de compartilhar quarto te dá a certeza de interagir com outras pessoas. Portanto, a minha dica para a sua primeira vez solo é tentar abrir mão do conforto e da individualidade de um quarto, para tentar uma aproximação de outras “aventureiras”, ainda que seja somente na hora de dormir.
O tipo de viagem e as atividades programadas, interfere diretamente na experiência que você terá viajando sozinha. As amantes de ecoturismo, por exemplo, naturalmente terão mais facilidade para esta modalidade , pois caso não encontrem companhia (o que é muito raro) , o próprio contato com a natureza, as caminhadas e descobertas de novas paisagens já serão o suficientes para realizá-la. No entanto, as ecoturistas , normalmente são pessoas que se aglomeram em destinos muito semelhantes e já criaram o hábito de viajar sozinhas , facilitando o contato com outros “solo travelers”. #ficaadica
Vale lembrar que, evidentemente, quando viajamos sozinhas o assédio é maior, mas saber dizer não e impor uma boa distância aos possíveis aproveitadores que possam surgir quando estamos nessa condição é fundamental ( e um exercício diário!). Outras dicas de segurança podem ser obtidas aqui no Guia do Turista Brasileiro.
O Viajando com pouco elaborou uma listinha com os 8 destinos nacionais mais receptivos para receber nossas viajantes “solitas” iniciantes ou não!

1 – Itacaré – BA

Jeribucacu - Itacaré - Bahia

A Bahia em geral é um excelente lugar para quem quer se aventurar a viajar sozinha. Na minha opinião deve ser o primeiro Estado para uma estreante! ☺. Itacaré foi uma grande surpresa para mim. A receptividade do povo baiano, aliado ao clima de cidade praiana e atividades diárias de passeios facilitou a interação com outros viajantes que também estavam sos ou com algum grupo.

Trilha das 4 praias em itacaré Bahia

Como eu costumo dizer , quando viajo sozinha a ultima coisa que consigo é ficar isolada. Lá conheci alguns turistas e muitos moradores da cidade. Fiquei em Itacaré 12 dias e quando fui embora de lá o povo local me chamava pelo nome… rs. Demais!

2 – Bonito – MS

Balneario municipal de Bonito - Mato Grosso do Sul

Cidade pequena e de algum atrativo no centro. Mas os holofotes estão nos arredores e nas atividades ecoturísticas. Trilhas, cachoeiras, grutas , flutuações em rios que são verdadeiros aquários a céu aberto. Eu não sei se foi o fato de ter escolhido um hostel, mas Bonito foi um destino que eu fiz amigos que certamente vou levar para a vida inteira!

Bonito - Gruta do lago azul

O mais curioso é que não foram pessoas que estavam sozinhas , estabeleci ótima conexão com 3 casais fantásticos e um tailandes muito gente boa! Vou ao casamento da Fernandinha e do Dani no próximo mes! ;-)

3 – Rio de Janeiro – RJ

Rio de Janeiro - Brasil

Impossível você caminhar nos calçadões de Ipanema ou Leblon, tomar uma água de coco sem iniciar um bate papo com algum carioca! Sempre bem humorados eles são bastante receptivos. Claro que como em qualquer lugar , devemos estar atentas ao rumo da conversa e as intenções de quem se aproxima, mas certificando-se de que as intenções são boas. Pronto! Você pode conhecer uma imensa galera e adeus sua solidão, a proposta de viajar sozinha acaba de sucumbir!

Bairro da Lapa no Rio de Janeiro

O noturno e boemio bairro da Lapa é um outro ponto onde a solidão perde esta dimensão.

4 – São Tome das Letras – MG

Cachoeira - São Tome das Letras

O contato com a natureza e atmosfera exoterica que invade a cidade São Tomé dá o tom de um local místico , onde as pessoas buscam contato com forças sobrenaturais. Diante deste panorama, vocês podem imaginar os tipos exóticos que pairam ( e piram!) pela cidade, não?rs. Eu , particularmente, adoooooro isso! Gosto de ouvir casos sobrenaturais, UFOs e etc… Então acabou sendo muito fácil interagir com uns hippies, pseudo-hippies que vagavam pela praça da cidade. Hahahha. Mas , sem dúvida as cachoeiras e grutas é que roubam a cena! Há uma gruta chamada Gruta do Carimbado que há quem acredite que vá, subterrânea, até Machu Picchu… hahhaha..Bem como, a Ladeira que sobe!( Isso eu juro que vi!!!) … Coisas de São Tomé!

5 – Jericoacoara – CE

Jericoaquara - Ceara - Pedra Furada

Sabe o destino que a galera já vai na intenção de conhecer gente nova? Assim são todos os relatos de Jeri, como é carinhosamente chamada. As pessoas chegam sorrindo, se cumprimentam e nem por um segundo você se sente sozinha nas ruas de areia daquele vilarejo. As pessoas se reunem para assistir o por do astro rei na Duna do Por do Sol e depois se reúnem para tomar uma cerveja e depois se reunem para ouvir um reggae ou dançar um forró e você nunca sabe quando começa ou termina o dia! Assim…Reunir é o mote de Jeri! ;-)

6 – Chapada Diamantina – BA

Poço Azul - Chapada Diamantina

Lençois é uma cidadezinha pequenina e muito simpática. Você chega e já se sente acolhida! Após os passeios pelas paisagens dentre as mais belas que já vi, todos querem descansar e comer alguma boa comida. As afinidades aproximam as pessoas e a troca de experiência favorece aproximação entre os turistas pelas ruas de paralelepídedo.

Gruta Lapa Doce - Chapada Diamantina

Assim , fica muito tranquilo a opção de permancer sozinho e contemplativo em sua viagem ou arrumar alguma boa companhia para compartilhar sua experiência neste lugar mágico!

7 – Fernando de Noronha – PE

Golfinhos em Fernando de Noronha

Prepare-se para uma experiência única de auto conhecimento, reflexão e contato intenso com a natureza. Destino Zen. São inúmeras trilhas, paisagens exuberantes e a oportunidade de mergulhar, onde no mundo submerso você se depara com um algo completamente novo. Ali o estar só ganha uma outra dimensão.

Fernando de Noronha

Você está só, mas acompanhada de outras vidas, o que acaba sendo mais leve, compreensível… Incrível e impossível descrever! A noite os mergulhadores profissionais, amadores e “snorkelers” ( praticantes de snorkel) se reúnem nos bares para comentar suas façanhas no mundo submerso .

8 – Itaúnas – ES

Itaunas no Espirito Santo

Itaúnas é a MECA dos forrozeiros ! Destino obrigatório a todos que “arrastam as chinelas” Brasil a fora ao som de sanfona, triangulo e zabumba. Possui além de praia, claro, diversos ecossistemas em sua composição : dunas, manguezal, restinga e e Mata Atlântica. Conhecida como a capital nacional do forró, não preciso dizer que aqui é impossível sentir-se só , inclusive porque eu nunca vi ninguém dançar forró sozinho! ;-).

Espirito Santo - Itaunas

Além disso, todo mes de Julho, rola o Festival Nacional de Forró , onde bandas (e gente) do Brasil todo vem disputar um lugar ao sol, literalmente.

Espero que a esta altura suas dúvidas já tenham sido neutralizadas pela curiosidade! A gente se encontra por ai! ;-)

 

93 Comentários

  1. OIee Lidiane,

    Gostei muito da sua seleção. Eu incluíría mais dois lugares: Floripa e São Paulo :)

    Não sabia que Itaúnas era capital do forró…hahahaha na verdade pensei que se resumia ao Nordeste, fiquei curiosa para conhecer..

    Queria te dá uma dica: a cor da fonte para caixa de comentários é muito clara, quase não dá para enxergar….

    Beijos

    • Oi Erika, obrigada pela dica da fonte, eu vou revisar isso! Qto a Itaunas é a capital do forro pé de serra! Em
      Julho acontece o festival e eu super recomendo para que gosta de forro.São 7 dias do som full time! É praticamente uma overdose! Hahaha. Você sabe que eu pensei em Sampa qdo escrevi o post? Mas vivo aqui e não sei dizer como turista se a cidade é receptiva aos solo travelers…Mas que bom que v mencionou! Vou estudar mais sobre a SP turística! Obrigada por suas contribuições tão experiente e valiosas!
      Aproveite e leia o meu post sobre o que fazer em São Paulo gastando pouco!
      Bjs

      • Oi Lidiane, muito obrigado por suas dicas. Eu gostaria de saber a melhor maneira de se chegar a Itaúnas. Eu concordo com muita coisa que li no seu blog, aproveito prá dizer que fiquei mais curioso para conhecer alguns dos lugares que você indica e eu ainda não fui. Sobre viajar sozinho, concordo que é uma grande oportunidade de crescimento pessoal. Fiz a pé o caminho de Santiago de Compostela, e vivi tudo isso que você falou: férias do cotidiano, contato com novos costume, novas pessoas, novas realidades. Obrigado. Estou querendo conhecer Itaúnas e também Itacaré. Grande abraço.

  2. OIee Lidiane,

    Gostei muito da sua seleção. Eu incluíría mais dois lugares: Floripa e São Paulo :) Não sabia que Itaúnas era capital do forró…hahahaha na verdade pensei que se resumia ao Nordeste, fiquei curiosa para conhecer..

    Queria te dá uma dica: a cor da fonte para caixa de comentários é muito clara, quase não dá para enxergar….

    Beijos

  3. Bom adorei as dicas , muito legal . Estou pensando seriamente seila sair um pouco da rotina conhecer lugares diferentes, e como eu curto essa situação de viajar sozinho seria uma boa afinal mudar um pouco os ares e sempre bom ..

    • Josimar,
      Obrigada por deixar seu comentário!
      O que posso dizer é que viajar sozinho é a melhor maneira de conhecer o mundo e principalmente a si mesmo! Quer presente melhor para um Novo Ano? :))

  4. Adorei suas seleções, parabéns! Estou criando coragem para viajar sozinha ainda me sinto insegura e com medo=/ sou de sp e tenho vontade de conhecer Floripa.

    • Arrisque-se! Viajar sozinho é mto bom!
      Comece com uma viagem curta! Pegue um final de semana, pesquise o que fazer, como fazer e depois v vai pegando gosto! Garanto! Boa sorte! Bjs

  5. Lidi !

    Eu sou adepta do “viajar sozinha” faz um tempo já, primeiro pq ficar dependendo de ter mais pessoas pra sair é “furada”; segundo que a gente faz as coisas no nosso tempo, não precisa ficar esperando ninguém e terceiro que é um puta exercício de autoconhecimento e fora q a oportunidade de conhecer pessoas novas dobram…

    Ultimamente não tenho viajado muito, mas sempre que viajo é para fotografar então o que mais faço é viajar sozinha (rs)… A única dificuldade que eu vejo é de hospedagem pq muitos lugares não tem hostell, Tiradentes por exemplo, e aí ou a gente fica em um lugar bem “meia boca” (rs) ou paga mais caro. O pior é que todas as hospedagens que procurei por lá qndo eu dizia, lugar pra 1 pessoa, ou a pessoa do outro lado assustava ou não sabia qnto cobrar e acabava me falando o preço que saía mais caro que dividir o quarto com alguém, conclusão, acabei tendo que ficar em uma hospedagem bem “meia boca”… ahahahahaha

    Amei seu site !

    Beijocas
    Érica

    • Erika,

      Sem dúvida eu acho que é uma das maneiras mais contundentes de se descobrir… Eu tenho um post que fala exatamente deste sentimento qu ev. bem colocou no comentário.
      http://viajandocompouco.com.br/dicas-de-viagem/viajar-sozinho/
      Depois dá uma lida e contribua com suas impressões que são sempre muito pertinentes!!!!

      Obrigada por comentar!

      Um beijão

      • Quero muito ir pra Bonito este ano, acho q vai ser meu “paraíso” das fotos de natureza ! :)

        Ganhei um cofrinho de amigo secreto, vou começar a usar !!! ahahaha

        Bjks

        • Você vai enloquecer!!! É daqueles lugares que a gente tem certeza estar de mãos dadas com Deus! :-) . Bjs

          • Aiiiiiiiiiiiii, tenho q ir !!! rs

            Aproveitando a deixa, qual é a melhor época pra ira pra Bonito ?!!? Me disseram q tem uma época q chove muito por lá ai não é bom, mas não me lembro qndo que é, vc sabe ???? :)

  6. Olá, Lidiane. Descobri o seu site hj através do link na rede social, curti, li e gostei, mas tá parecendo um Clube da Luluzinha. É isso mesmo, ou me enganei? hahaha As dicas são apenas para mulheres mesmo? E tenho mais umas quase 70 sugestões: Espírito Santo, do norte ao sul, são quase 70 cidades. Meus parabéns pelo site. Felicidades e Sucesso em 2013.

    • Oi Renato,

      Seja bem-vindo a bordo para reforçar o time masculino! ;-)
      De nenhuma maneira pretende ser clube da Luluzinha, mas é que a mulherada é um pouco mais encanada com o lance de viajar sozinha e eu só estou querendo quebrar um pouco a barreira machista que infelizmente ainda predomina em nossa sociedade disfarçada de liberal! :-)
      Mas obrigada pelo comentário, assim a gente consegue ponderar melhor as publicações de maneira a ser uma prestação de serviços aos meninos, também!

      E com este acervo de dicas…Que tal compartilhar???

      Um beijo e muitas trips para todos nós em 2013!!!

  7. viajei sozinha para serras gauchas,foi timo para se conhecer melhor desde entao adoro viajar criei coragem e vou eu e Deus.

  8. ééé se eu continuar aqui lendo todo dia.. mesmo que quase 50 anos de idade….. vou na coragem arriscar .. aa se vou!!!

    adorei suas postagens (nem preciso falar né?)

    • Mauraaaa, então dê-se este presente!!!! 50 anos é bastante simbólico e por que não marcar o início de uma nova vida com novas experiências???
      V. tem todo meu apoio e sempre que ficar em dúvida significa que v. já tem a resposta e só falta um pouco de coragem!

      Boa Sorte e volte aqui para anos contar.

      Um grande beijo

      • Lidiane adorei seu site,muitas dicas interessantes que me fizeram até mudar minha próxima viajem.Aqui vai um comentário para encorajar a Maura: já tenho 58 anos e viajo sózinha sem problemas,comecei com viagens curtas e estou ousando ir cada vez mais longe.A sensação de liberdade,o prazer de conhecer o novo do jeito que
        se tem vontade é bom demais

  9. Olá, Lidiane
    Realmente Itaúnas é um paraíso, porém quando estive lá, no mês de julho época em que acontece o festival do forró, no entanto, o proprietário da pousada em que estive hospedada disse-me que pelo contrário Itaúnas não é o lugar do forró que as pessoas pensam assim devido ao festival e que fora essa época, esse ritmo não é frequente.
    Sugiro a cidade parati para se viajar sozinho.
    Parabéns pelo o seu blog e as dicas!

    • Jura Adriana??? Que decepção!rs
      Eu acho que realmente fora de temporada lá deve ser bem pacato e eu até ouvi dizer que o samaba rock está ganhando espaçoc por lá!
      Mas o lugar é tão perfeito que merece abraçar todos os ritmos! :-)

      Concordo que Paraty é um lugar sensacional. Mas nunca estive lá sozinha.
      Estou certa que é um destino impossível não se apaixonar.

      Obrigada por compartilhar informações e volte sempreee! :-)

      Beijos

  10. Olá Lidiane, adorei o site, sou casada e sabe como é né, sempre na dependência do marido para conhecer os lugares, já fomos para Natal, Maceió e Buenos Aires, só que tenho muita vontade de conhecer lugares como a Patagônia, o Rio de Janeiro entre outros, enquanto ele não quer conhecer esses lugares e eu tenho que ficar implorando…então decidi que esse ano de 2013 vou conhecer os lugares que quero e não vou ficar dependendo de ninguém, claro com total respeito, pois minha intenção é conhecer os lugares e não arrumar affair rsrsrs!! Então vou começar pelo o Rio de Janeiro, quero passar o fim de semana mesmo e estou pensando em levar a minha irmã de 12 anos para me fazer companhia e também nos divertirmos juntas, só que estou um pouco receosa se há algum perigo de irmos desacompanhada de homens, o que você acha??? Claro, iremos fazer programas turísticos, nada de sair a noite…

    • Luana,

      Se v. estpa buscando um incentivo, achou a pessoa certa!rs. Adoro encorajar as pessoas a terem uma experiência de viajar sozinho..É muito bom!
      Também sou casada e por um questão de agendas (e gosto) acabo viajando sozinha na maioria da vezes. Acho que existem outros tipos de situação que determinam o respeito com seu par, não é uma viagem que vai dizer isso…
      Eu apoio!
      Sobre o RJ o que posso dizer é que é uma capital com todos os perigoso de qualquer outra. Então é importante estar atenta e tomar cuidado, entretanto, não inviabiliza a viagem. O Rio é LINDO é merece de verdade que v. vá de coração aberto para receber toda energia daquele lugar!
      Tenha uma linda viagem!

      Beijos

  11. Olá! Lidiane. Antes de tudo quero parabenizá-la pelo site. Muito bem feito e incetivador.Realmente encontrei uma resposta para aquilo que sempre fiz…rodar por aí sozinho.Bobagem quem acha que isso é frustante, frustante é para quem fica na espera de parentes ou de ums conhecidos, quando na verdade o tempo vai passando e na realidade não realiza o sonho desejado, pelo contrário, nas minhas andanças por ai nunca tive problema e nem fiquei só. Já fiz muitas amizades.Obrigado pelo incentivo, ok?

  12. Lidiane, eu simplesmente amei esse post, seu blog, enfim, eu sou nova ainda, vou completar 18 anos esse ano e queria que vc me recomendasse um lugar que eu pudesse viajar sozinha, pra colocar minhas ideias em ordem, já é um desejo antigo, adoro viajar, mais eu sempre tô sem companhia e sem grana kkkk, e vc acaba de salvar a minha vida! ou do interior de SP, do Vale do paraiba. bjoss!
    Até breve!! :)

    • Laís,

      Novinha assim v pode escolher Eros destinos quiser! :))
      Indicar alguma viagem sem conhecer seu perfil é arriscado. Mas quase todas que relato aqui eu giz sozinha. Ou seja, basta dar uma olhada nos posts e vir o que mais te agrada! Estou certa que v terá uma experiência incrível!
      Bjs

  13. Com relação a epoca de viajem a Bonito…As águas são cristalinas, porem gelada, a chuva atrapalha essa bela vista, impede um pouco a visibilidade das águas, levando em conta que fica mais geladaaa ainda! Não venha no fim de janeiro e mês de fevereiro, sempre chove. Março é um mes excelente! mas se preferir alta temporada, sugiro dezembro.
    Espero ter ajudado :)

    • Andreia,

      Muito obrigada pela sua contribuição. Saber o melhor período para conhecer novos lugares é um dos primeiros passos para programar uma viagem.

      Bjs

  14. Oi, Lidiane!

    Eu nunca fiz uma viagem sozinha mas tenho muita vontade de fazer. O que mais me preocupa, etretanto, é a questão da segurança. Um homem viajando sozinho parece ser mais respeitado do que uma mulher. Isso é uma bobagem da minha parte? Eu acho que ia ficar na defensiva e não iria aproveitar a viagem. O que vc pode me dar de dicas nesse aspecto? beijos e Obrigada por nos incentivar.

    • Danielle,

      Como em qquer lugar do mundo, haverá gente que te julgará por isso
      ou pelo contrario. Então a minha primeira dica é saber a v esta preparada para enfrentar possiveis comentários e aproximações nao tão agradáveis. De fato, elas acontecem. Se isso nao for um problema digo que 50% dos problemas estao resolvidos. Os outros 50% ficam por conta da possibilidade d realmente v ter que ficar sozinha e os cuidados dobrados no quesito evitar situações de risco. Por exemplo: sozinha é altamente recomendável que v nao abuse de bebidas alcoólicas ou outras substancias ilícitas, isso fatalmente re deixara mto mais exposta. E outras situações que podem te deixar vulnerável. Sob meu ponto de vista estes são os pontos mais impactantes, o restante é deixar-se surpreender pelo “destino”! :))

      • É, Li. Eu talvez não esteja… mas vou avaliar bem isso. Quem sabe não posto aqui minhas futuras aventuras!

        Beijos e obrigada :)
        Danielle

  15. Olá, conenheci o blog hj, adorei…Quero viajar em julho (sozinha), q lugar no Brasil pode me indicar? Obrigada…bj

    • Ruth,

      É muita responsabilidade te indicar um destino! rs .
      Mas aqui no blog eu acho que conto bem detalhadamente o que traz cada destino e eu acho qu evale a pena v. reconhecer o que te atrai…
      Natureza, Praia, Gente, cidade?
      Qdo estamos em boa cia ( ainda que seja conosco mesmos) qquer lugar fica ótimo! :-)

      Bjs

  16. Só para reforçar, adoro viajar sozinha, tenho 50 anos e prefiro mil vezes minha cia, do que ir com pessoas que não tem os mesmos interesses.
    Comecei indo para Parati, depois Portugal, Frnça, I|tália, Argentina e agora Tailândia olha só kkkkkkkkkkkkk.

  17. Olá Lidiane! Decidi fazer minha primeira viagem sozinho agora neste mês de Junho. O destino será Jericoacoara. Fiz uma boa escolha? (risos) Fiquei muito em dúvida entre ir de mochilão ou de pacote de viagem. Fechei um pacote pela CVC já que o acesso até lá parece não ser tão simples. Sou extremamente tímido, e é a primeira experiência, será que encontrarei dificuldades? As pessoas lá tornam-se receptivas? Parabéns novamente pelo blog! Serviu de grande incentivo na minha decisão. Abrs!

  18. Meu Deus pela primeira vez decidi pegar férias e ir viajar sozinha, porém estou mais perdida que tudo para descobrir o destino que eu vu seguir tenho 30 dias de férias agora em agosto e não faço ideia do que fazer com eles rs

    Algum lugar recomendando em especial para esse mês ??

    • Estou também de férias em agosto, pretendo ir a Recife conhecer. No dia pegarei coragem comprarei a passagem e fui. sem data,os amigos já falaram que lá é lindo. Sou do RJ. Seria muito bom se criassem um roteiro de atividades para as pessoas irem se divertir,viajar. Pois acabam tirando férias e ficando em casa com receio.

  19. Estou me preparando para a minha primeira viagem sozinha (primeira de muitas, se Deus quiser) e com certeza tudo o que alguém precisa é de um empurrãozinho como este.
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!!! Adorei tudo!!!
    Depois eu volto pra contar um pouquinho da minha experiência.
    Bjsss

    • Ei, Xará!!!

      Espero ansiosa para v. vir me contar que AMOU a experiência! ;-)

      Bjs

      • Siiiim… você tinha toda a razão. Viajar sozinha é ótimo. Faz bem pra mente e pra alma. E graças às suas dicas e da galera toda aqui eu tive coragem e a minha viagem foi maravilhosa!!
        Recomendo à todos que ainda não tiveram coragem … escolham bem o destino que não terá erro!!!
        Obrigada.
        Beijos e sucesso para você e o blog!

  20. Pode ser para viajar sozinho??? Rsrsrsrs

    Da lista conheço Rio e Itaúnas…da vontade mesmo de ir só pra conhecer gente nova!!!

    Adorei o post e o blog!!

    Beijos

    • Pode Guilherme, claro!

      Mas é qe a mulherada sempre fica um pouco mais encanada! Bem..Se já conhece Rio e Itaúnas, minha sugestão agora é Itacaré! AMEI!
      By the way…Sou fã de seu blog tb. :-)

      Bjs

  21. Olá Lidiane,

    Gostaria de saber sobre os hostel que você recomendaria, ou que ficou em Bonito. Pretendo viajar para lá logo, e será minha primeira viagem sozinha, agradeceria qualquer dica extra. Obrigada.

    • Natalia,

      No corpo do texto tem o link que manda diretamente ao hostel. Dá uma olhadinha.
      Sem dúvida um dos melhores que já fiquei da rede HI.

      Abs

  22. Olá Lidiane!

    Estou pensando seriamente em viajar sozinha na férias que é agora em outubro mais tenho um pouco de receio de ficar muito sozinha e acabar tendo experiências ruins nessa férias….hehehe. Tenho uma amiga que me incentiva muito a ir só e ela me fala muito de ir para Bonito já me deu varias dicas. Você sabe me dizer se Outubro e uma época boa, se chove muito nessa data ou se é calor? Você acha também que é bom de primeira já ir para um lugar longe e ficar muitos dias? pretendo fazer um pacote de uma semana.

    Bjosss

    • Vou sozinha para Porto Seguro nas Férias. Estarei lá do dia 19/10 ao dia:26/10

      • Boa noite!
        Ana Cristina. ´Já fui lá só 3 vezes e amei. A primeira vez que fui sozinha na cara e na coragem.O bom mesmo é ficar no centro, próximo a rodoviária e o aeroporto. Pois fica próximo de quase tudo e as praias são lindas, sempre tem show de dia nas praias alternando entre elas TOA a TOA, ACHE MOA, BARRAMARES,ETC.você pode pegar ônibus e ir. De noite é muito tranquilo andar pelo centro.
        Dizem que quem vai a Porto Seguro retorna.
        BJS boas férias.

  23. gente , preciso me divertir e descansar um pouco da rotina que ta me matando . qual desses voceis acham melhor,

  24. De ferias agora em novembro e estou perdida pra achar um destino acolhedor pelo mundo. A fim de fazer uma tri internacional…recomenda algum lugar Lidiane?? Amei o blog!!! beijosss

    • Clarissa,

      aqui no blog mesmo eu dou dicas e depende bastante do seu estilo. Vai lá em Minhas Viagens> Internacionais e escolha o destino que tem mais a sua cara! ;-)
      Viajar é sempre incrível e o que v. traz na sua bagagem pessoal esta muito mais relacionado ao seu estado do que propriamente ao lugar! ;-)

  25. Lidiane,
    Estou tomando coragem pra fazer minha primeira viagem sozinha e vc super me inspirou. Minhas férias serão agora em dezembro e queria ir para bonito.
    Queria saber se vc fechou algum pacote ou comprou a passagem td por conta própria? Prefiro ficar em um hostel pra conhecer um pessoal… Vc indica algum por la?
    Bjinho e muito obrigada!
    Roberta

    • Roberta,

      Acho que a escolha de viajar sozinha e o destino são super acertados. No blog eu tenho um post sobre Bonito e lá eu conto todos estes detalhes. Dá uma olhada e seja muito feliz nesta missão! :)

  26. Lidiane,

    Quero viajar em janeiro para recife, porém vou sozinha e ainda estou com um pouco e medo. Você acha que porto seguro é um bom lugar para ir sozinha?

    Parabéns pelo site

  27. Lidiane,
    obrigada!
    Tava doida pra viajar sozinha, mas não estava com coragem. Me incentivou! rs… Então, já que vc tem experiência na coisa, gostaria que me indicasse um lugar com praia, gente acolhedora e noite com reggae! Este último não pode faltar. Faz mais esse favor?
    Ah, outra coisa: ouvi dizer que por estar se aproximando da Copa, as viagens nacionais já estão mais caras que as na América do Sul. Sabe me informar algo a respeito?
    Beijos!

  28. Adorei o post. Eu incluiria Porto de Galinhas/PE. Foi lá que fiz minha primeira viagem solo. Vou dizer uma coisa: esse negócio de viajar sozinha vicia…

  29. Olá, Lidiane! Adorei seu site. Tenho muita vontade de viajar, conhecer lugares e estou querendo fazer isso sozinha. O primeiro lugar, será Jericoacoara.
    Por favor, passe-me algumas dicas!
    Obrigada!

  30. Ai gente, está sendo muito bom ler este e outros espaços sobre viajar sozinha, não foi o que eu escolhi, mas uma amiga que iria comigo teve uns imprevistos e me deixará sozinha, nem meu companheiro poderá ocupar a vaga dela, porque suas férias não batem com as minhas.. Terei mesmo que passar 14 dias em Copacabana RJ sem ninguém do meu convívio… Vou então organizar um roteiro pra seguir e pelo menos dos aborrecimentos de discordâncias nas decisões estou livre, porque isso geralmente acontece com quem viaja acompanhado, né? Muito obrigada por este espaço!

    • Fernanda,

      Volte aqui para nos contar sua experiencia!!! Um beijao e boa viagem solo!

      • Então, Lidiane e pessoas… Minha viagem solo ao Rio de Janeiro foi incrível! Eu adorei fazer tudo de acordo com minha vontade e no meu tempo, sem ter que convencer ninguém de quais os melhores caminhos a seguir. O Rio tem muita coisa bacana, muita paisagem linda, muitos lugares interessantes… Como me hospedei em hostel, não fiquei sozinha sempre não. Conheci muitos grupos e pessoas de várias regiões do país e do mundo, inclusive fora da minha hospedagem, com alguns que me identifiquei até sai junto pra conhecer mais a cidade maravilhosa. Fiz passeios sozinha tb e estes também foram maravilhosos, mas mais cuidadosos pelo receio de violência que existe em praticamente todas as capitais brasileiras infelizmente. Na metade do período, meu companheiro que tem uma relação bem sólida comigo começou a se sentir incomodado com minha distancia e começamos a nos desentender pela Internet. Quando voltei ficamos um dia brigados pela insegurança boba que minha ausência o causou, mas isto só serviu pra fortalecermo ainda mais nossa união quando nos reconciliamos, pois a paixão voltou a esquentar nosso amor. Se houver próximas viagens solitárias, serão por um período menor pretendo. Mas ele prefere que não ocorram mais! hehehehehe… O futuro a Deus pertence!

        • Fernanda,

          Fico feliz que tenha se surpreendido com a idéia de viajar sozinha e tenha confirmado que o RJ é um local incrível para tal (estive lá por estes dias solita, tb).
          A parte boa do ciúme do seu marido é que ele reconheceu a falta que v. faz…E a gente como mulher se envaidece um pouquinho, não? rs
          Mas o importante é que isso nao influencie negativamente seu casamentro e que v. possa tirar somente coisas positivas das experiências! ;-)

          Beijos

  31. Estou há dias lendo depoimentos de pessoas que viajam sozinhas pra ver se me encorajo, e esse foi o mais legal de tds!!!
    Não é a primeira vez que eu penso em ir sozinha mas fico com receio. Sou mt timida e as vezes a cara fechada assusta as pessoas…rsrs
    Tinha pensado em Itacare ou Jericoacoara, lendo o depoimento fiquei em duvida. Qual o melhor pra uma iniciante???

    • Oi Deyse,

      Os dois sao fabulosos. Eu acho que v. tem que consultar o que o seu coracao a convida primeiro…;-)
      Mas lembre-se que qual seja sua escolha nao invalidará a outra que deverá estar na sua lista de “proximas viagens” …;-)

      Aproveite esta oportunidade especial que v. esta se dando. Um beijo enorme

  32. Olá Lidiane!
    Amei seu blog!
    Estou me encorajando para fazer minha 1° viagem sozinha…. qual destino você sugere? Preciso de dicas!!! Beijo.

    • Oi Paula,

      No post que v comenta tem varias dicas e descrição do lugares Veja o que te interessa, o quanto v dispoe de grana… Nao e o lugar que determinara o quanto sua viagem sera produtiva, ma so quanto v esta disposta a descobrir as maravilhas de estar consigo mesma! Boa Sorte! Beijos

  33. ola.. adorei as dicas..estou pensando seriamente em considerar Jeri, para estrear a minha primeira viajem só..
    Só me preocupe mesmo em relação a questões de segurança..por n conhecer sempre fica aquela dúvida será que é seguro andar por ai sozinha…rs

    • Ester,

      Seguranca para quem viaja sozinho deve ser quesito número 1. Dá uma lida no post que eu escrevo sobre Viajar Sozinha …L[a eu conto um pouco das precaucoes que tomo.

      Bjs

  34. Olá, adoreiiiiii tudo! Tenho 31 anos e acabei um relacionamento de 14 anos, estou muito chateada mas nosso destino quer assim então, bola pra frente, estarei de férias em 19/03/2014 quero e preciso muito viajar estou em dúvida nordeste ou Ubatuba praia enseada (por ser próximo e estarei de carro). Adoraria conhecer o nordeste mas esta tudo muito caro os pacotes. Qual sugestão? Bjinhos

    • Eveline,
      Sei em o que v. est;a passando e viajar pode ser incrivelmente remediador! :-)

      Ubatuba, na minha opinião, está entre os litorais mais lindos do país. Sem exageros!
      Amo aquele lugar.
      O único porém é que rola um turismo menor que o do Nordeste , por exemplo. E sinceramente eu não sei como é para conhecer gente, fazer alguma coisa a noite…
      No entanto se o seu ojetivo for só praia, eu recomendo de olhos fechados!

      Beijoks

  35. Ola.

    Eu resolvi arriscar nessa de viajar sozinha. Meus pais não curtiram muito, mas foi uma decisão minha. Espero que dê tudo certo e que eu alcance o meu objetivo.

  36. Olá Lidiane td bem? Encontrei seu blog por acaso numa pesquisa que estou fazendo sobre “viajar sozinha” e coincidentemente vc citou um dos destinos que eu qro conhecer na minha primeira viajem só. Quero muito conhecer a chapada Diamantina e gostaria que vc (se possível) me desse algumas dicas sobre esse lugar maravilhoso. Vc se hospedou em hotel ou hostel? Em qual vc poderia me dizer, e vi pela net que existem muitas agências lá com um roteiro pre definido dos lugares para se visitar.. como vc fez? vc optou por estes pacotes ou por fazer o seu proprio roteiro? São muitas as minhas dúvidas, se vc pudesse me responder pelo meu email contando resumidamente a sua viagem, vou ficar muito agradecida! Beijos Jéssica

    • olá pessoal encontrei este blog por acaso procurando alguma novidade, pois estou de férias e desta vez ainda não programei nada.talvez saia por aí sem rumo. quero deixar minhas várias experiências em viajar sozinha. já visitei vários lugares e o que posso dizer é que foi muito bom. aos duvidosos, animem-se e boa sorte!os lugares sugeridos são muito bons, acrescentaria outros lugares em Minas.Parabéns Lidiane.

  37. Olha, eu recomendo São Thomé das Letras e Itaúnas tranquilo.
    STL toca muito rock, as vezes tem show, as cachoeiras são legais (meio lotadas nos feriados) e tem o transpororoca, um bus que te leva pra conhecer as cachoeiras e a ladeira do amendoim (uns 40 reais, não lembro direito).
    A culinária mineira também… achei STL um lugar tranquilo para levar a família. Pra chegar, de São Paulo, você pega um ônibus pra Três Corações (Empresa Santa Cruz) e depois um de Três Corações pra STL (Empresa Coutinho).

    Itaúnas, pra chegar, a partir de vitória, você pega um ônibus da empresa Águia Branca até conceição da barra e de lá um até Itaúnas. Fique atento com horários. A viação que faz conceição da barra até itaúnas é a mar aberto, se ligar lá, eles te passam os horários.

    Um amigo meu comentou que iriam abrir um aeroporto em São Mateus – ES, para voos comerciais, o que seria legal, pois essa cidade é perto de Itaúnas. Porém, isso ainda não ocorreu.

  38. Minha primeira viagem solo, foi para a argentina rsrs. Já de cara num país diferente, outra língua e um povo nada receptivo. Tive diversos problemas. Agora, Bonito certamente será meu destino top. O lugar é de uma beleza incomparável, uma excelente receptividade e um local super seguro. Os próprios moradores dizem que deixam as portas das casas sem trancar. Campo Grande tbém é uma cidade lindíssima. Tem alguém por aqui que faz trilhas sozinha em SP e pode me indicar?

  39. Fui pra São Tome das Letras com meu ex-quase noivo futuro marido de casas separadas… então, é mmmmmmuiiiiiiiiito bom!

    Quem for não deixe de provar a galinha orai por nobis …é joia!

  40. Estamos abertos a novas parcerias, fórum grátis e guest post. http://www.vucanza.com

  41. Parabéns pelo blog! Ele é ótimo. Cheguei aqui procurando informações sobre Bonito e fiquei pra ler o restante.
    Sobre Jericoacoara eu posso falar. Foi minha primeira viagem solo. Ótima opção. O único arrependimento foi não ter ido antes. Deixei de ir por ficar esperando e combinando e nunca dava certo. Resolvi ir sozinha. É o paraíso da tranquilidade!
    O acesso a Jeri é um pouco limitado mas é fácil encontrar uma “jardineira” pra te levar pra lá. A cidade só funciona de verdade a noite. Gente de todos os lugares, principalmente europeus que buscam a pratica de alguns esportes com vento. Gente bonita se esbarrando pela areia das ruas. Muitas agencias fazem o passeio pelas lagoas e o guia que nos acompanhou foi demais.
    O lugar é tão mágico que a maioria das pessoas de lá são visitantes que chegaram e nunca mais foram embora.

    Em novembro eu tô de volta, se Deus quiser!

    Abraços

  42. Oiiii,sempre viajo sozinha e fico em hostel,acho ótimo poder ir para onde quiser,chegar que horas quiser,pegar transporte local e conhecer tudo, indo só posso aproveitar bem mais, coloco uma aliança no dedo e aproveito muito sem ser incomodada.
    Registro tudo por selfies,ou pelo automático da câmera,e me divirto muito.

    RECOMENDO ESSA EXPERIÊNCIA A TODAS!!!

  43. opaa! parabens! gostei bastante to teu site…
    sabes me dizer qual hostel ficasse em bonito? o HI hostel? estou indo pra la sozinho em algumas semanas.. valeuu

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viajar sozinho - Viajando com pouco - [...] Dica de 8 lugares para conhecer sozinha e pé na estrada! [...]

Comenta aeeee!

.