O Blog destinado a uma tribo com espírito aventureiro, que aprecia as estrelas do céu mais que as do hotel

.

Como tirar visto americano – Passo a passo (processo novo – 2012)

Como tirar visto americano – Passo a passo (processo novo – 2012)

Para muita gente tirar o Visto Americano é um grande pavor, o medo de ter o visto negado assombra grande parte dos brasileiros, especialmente aqueles que tem dificuldade de comprovação de renda. Vamos lá, eu vou tentar dar algumas dicas práticas que facilitarão sua vida!

Saiba que agora é um ótimo momento! Os Estados Unidos estão ávidos pelo nosso dindin e estão recusando poucos vistos, somente daqueles que configuram um perfil muito suspeito para imigração ilegal. Portanto, regra número 1: tenha em mãos o maior número de comprovantes possíveis:

- Extratos Bancários

- Carta de empresa ou Universidade mencionando vínculo.

- Documento de comprovação de bens como imóvel, automóveis, potr exemplo.

- Imposto de Renda

- Certidão de Casamento/União Estável

-  Carta – Convite – Caso vá hospedar-se na casa de alguém que viva legalmente nos EUA,  peça para que o anfitrião prepare uma carta mencionando que você estará por determinado período como convidado em sua residência. Este documento tem bastante peso diante das autoridades americanas. A carta deve ser reconhecida em cartório.

Primeiro Passo – Preenchimento do Formulário DS-160

Para iniciar o processo , você deve preencher o formulário DS-160.

Dica 1

Tanto as orientações, como o próprio questionário são em Inglês. Então, se você não entende nadinha do idioma, antes de iniciar o processo, convide alguém que possa te auxiliar ou apele para algum tradutor online.

Dica 2

Saber preencher bem o formulário , já é um requisito observado e um ponto a seu favor para não ter o visto negado. Portanto, responda todas as perguntas! Não deixe nenhuma informação em branco. O Consul pode entender que você está sonegando informações e somente este fato já pode configurar um motivo para te fazerem mais perguntas ou recusarem seu visto.

Dica 3

Existem duas perguntas que sempre geram dúvidas e as pessoas acabam caindo na tentação de não responder : local onde ficará nos EUA e quem irá recebe-lo. Não hesite! Coloque o endereço de algum hotel (ainda que não tenha um hotel definido ) e o nome do recepcionista, se for o caso. Mas não deixe de responder!
Ao final do preenchimento (ou no início, você quem decide) , você deverá fazer upload de uma foto. Sugiro , fortemente, que seja de uma foto 5X7 , fundo branco, sério, discreta  como de documentos. Todos estes detalhes são relevantes.
Depois que você submeter o formulário ( isso deve ser feito no máximo 48 horas antes da entrevista) , será gerado um código de barras. Guarde esta página, você necessiatrá dele para agendar sua entrevista e para própria entrevista.

Como tirar visto americano

Segundo Passo – Pagamento da Taxa

A taxa deve ser paga em qualquer agência do Citibank. Basta apresentar o passaporte no caixa e informar que você deseja fazer o pagamento da taxa de visto americano . Eles pergutarão qual o tipo de visto e se você estiver indo a passeio, de férias , trata-se de um Visto de Turismo, claro! O pagamento deve ser feito em dinheiro.
Para outros tipos de visto consulte o site e os valores.

Terceiro Passo – Agendamento da Entrevista

Você pode realizar o agendamento da entrevisat pelo website ou pelo Call Center.
Neste momento você deverá ter em mãos o código de barras gerado pelo preenchimento do formulário DS-160, o recibo de pagamento da taxa e o número do seu passaporte.
É neste ponto que o processo costuma “ empacar “, pois ultimamente a procura tem sido grande e a entrevista pode ser agendada para até 4 meses a partir da data solicitada, portanto, programe-se!
Depois de definida a data da entrevista, você definirá a data para coleta de dados no centro de atendimento (CASV) , esta etapa é a novidade do processo que até então era unificado até o início de 2012.
A coleta de dados acontece antes da entrevista . Você se dirige até o Centro de Atendimento escolhido e lá eles vão receber seus documentos e coletar suas digitais. Somente após este processo é que você vai para a entrevista no Consulado.

Quarto Passo – Comparecimento ao Centro de Atendimento (CASV)

Você deverá comparecer ao CASV portando todos os documentos solicitados (informe-se no momento do agendamento todos os documentos que você deve apresentar, alguns deles eu mencionei no início deste post) , passaporte, a página de confirmação do formulário DS-160 (se ficar em dúvida, leve tudo que imprimiu) . Lá eles coletarão suas digitais e tirarã sua foto, que deverão seguir o mesmo padrão da foto que eu mencionei no post Como tirar seu passaporte.
Você pode escolher qual posto é mais fácil para seu comparecimento através do site

Quinto Passo – Entrevista

Para entrevista você deverá ir munido de toda documentação mencionada anteriormente (a menos que você seja orientado não levá-los) .
A entrevista é feita em português , mas eventualmente o Consul pode querer conversar em Inglês, se você der a entender , por exemplo, que está indo a negócios.
Portanto, seja muito transparente e responda exatamente o que ele te perguntar. Seja direto e suscinto. Não tente justificar algum ponto que você entenda como       “deficiente”, deixe que o Consul conduza a entrevista.
Quando eu tirei o meu visto ( eu tirei o de negócios e de turismo) , ele me fez 3 perguntas e vou simular minha entrevista para que vocês entendam exatamente como deve ser :
Consul: Bom Dia!
Eu : Bom Dia!
Consul: Vai para onde ?
Eu: Miami
Consul: Qual finalidade?
Eu: Reunião de Negócios (era verdade)
Consul: Quanto tempo você está na empresa?
Eu : Tres anos
Consul: Ok! Visto concedido! Viu? É fácil!

Sexto Passo – Recebimento do Passaporte e Visto

Você obtém na hora a resposta se o seu visto foi concedido ou não , porém o seu passaporte e o próprio visto você receberá depois de 7 dias úteis na sua casa. O Consulado costuma enviá-lo via DHL, assim sugiro que você conclua o processo com pelo menos 1 mês de antecedência da sua viagem, afinal se houver problema com os correios por exemplo, atraso da remessa ou qualquer outro contratempo, você não corre o risco de ser prejudicado!

Agora você está pronto para disfrutar a Terra do Tio Sam! :-)

Para maiores informações acesse: Us Visa

 

255 Comentários

  1. Obrigado pelas ótimas dicas Lidiane. Agora ficou mais facil tirar visto para os EUA. Valew!

    • Gostaria que alguem me desse uma dica…. estou desempregado a 1 mes, sou casado, tenho 2 filhos, e recebi um convite de um amigo que mora em seattles..
      . Pelo fato de eu ir sozinho e a esposa e filho ficarem prova vinculo com o brasil…

  2. Boa tarde Lidiane!

    No caso de uma pessoa não ter bens e não possuir declaração de imposto de renda, qual seria o meio mais acessível de se conseguir o visto, ou a chance é praticamente zero.

    • Obrigada pelo contato!
      Hoje tirar o visto americano é mãos simples. Entretanto o consulado quer garantia de que você voltara ao seu pais de origem, portanto comprovar bens e vínculos é fundamental. Uma alternativa é consegui uma carta da empresa que v trabalha ou presta serviços, dizendo que v esta com eles a tantos anos e que nao esta cumprindo aviso prévio, especificando tb a sua remuneração anual.
      Boa sorte!

      • Oi Lidiane ,tenho uma grande dúvida e se você puder me ajudar agradeço desde já.
        Tenho uma filha casada com um americano ,ela mora lá desde 2012 ,desde que ganhou o green card.
        Vamos tirar o visto em janeiro ,as te um detalhe só meu marido e meu filho trabalham.Tenho mais uma filha de 21 anos que se forma esse ano ,mas já começará Pós Graduação em fevereiro,por ela não trabalhar e já está formada ,ela corre o risco de não ter o visto?E outra meu marido é isento de imposto de renda,ele ganha por fora ,por ser restaurante a classe depende mais de gorjetas e hora extras…estamos ansiosos e com fé que tudo vai dar certo.O que você acha?

    • OI LIDIANE BOM DIA, A MINHA ENTREVISTA É NO DIA 30/07 E A MINHA IDA NO CASV É NO DIA 28/07 , EU PAGUEI UMA EMPRESA PRA PREENCHER O DS160 PORQUE EU NÃO QUERIA CORREU O RISCO DE TER ERROS E SER REPROVADO NA ENTREVISTA.
      EU ESTOU BEM TRANQUILO RELAÇÃO A ENTREVISTA, PRETENDO VIAJAR EM NOVEMBRO PARA NEW YORK E PRETENDO FICAR 7 DIAS POR LA, TENHO UMA PEIXARIA NO MEU NOME E ESTOU PAGANDO UM CARRO NO CONSOCIO BRADESCO, JA SEPAREI TODOS OS MEUS DOCULMENTOS NUMA PASTA SO FALTA AGORA TIRAR OS EXTRATO BANCARIO , EU VOU LEVAR, IMPOSTO DE RENDA, CONTRATO SOCIAL DA EMPRESA, CNPJ, COMPROVANTE DO CARRO QUE ESTOU PAGANDO, EU MORO JUNTO NOVE ANOS MAIS NÃO SOU CASADO, EU VOU LEVAR UM COMPROVANTE NO NOME DA MINHA ESPOSA, VOCE ACHA QUE SO COM ESSES DOCULMENTO JA ESTA BOM, OU TENHO QUE LEVAR MAIS ALGUMA COISA
      DEPOIS DA ENTREVISTA EU VOLTO PRA CONTAR COMO FOI.
      LIDIANE OBRIGADO POR AJUDAR TANTO AS PESSOAS, E MOSTRAR QUE TIRAR O VISTOS NÃO É TÃO DIFICIOS ASSIM ,

      • Oi Leandro gostaria de saber depois que você voltar se pediram todos os documentos solicitados inclusive o comprovante de imposto de renda…
        boa sorte!!
        Rosane

      • Leandro deu tudo certo?

        • oi Rosana desculpe a demora por te responder.
          no meu caso no consulado deu tudo errado, a consul que me atendeu foi super mau educada, eu dei bom dia e ela nem me respondeu, ela foi logo me enchendo de perguntas, eu vou contar como foi
          eu: bom dia
          consul: não respondeu
          consul: para aonde vc vai?
          eu: nova york
          consul: o que voce vai fazer la?
          eu: turismos e compras
          consul: quanto tempo voce vai ficar? eu: sete dias
          consul: voce tem parente la?
          eu: não
          consul voce mora aonde?
          eu: bairro tijuca, cidade rio de janeiro
          consul: casa propria?
          eu: não
          consul: voce tem carro?
          eu: estou pagando no consorcio
          consul: posso ver o comprovante?
          eu: sim
          consul: voce faze o que ?
          eu: comerciante
          consul: voce vende o que?
          eu:eu tenho uma peixaria
          consul: quanto voce ganha?
          eu: 3500,00
          consul: a sua empresa vende o que?
          eu: peixes
          consul: que peixes vende la?
          eu: disse qual o tipo de peixes
          consul: a sua loja fica dentro de predio ou casa?
          eu: é uma loja de rua
          consul: voce tem imposto de renda?
          eu:sim
          consul: deixe eu ver
          eu: mostrei pra ela
          consul: deixe eu ver o cnpj e o contrato social da empresa?
          eu : mostrei pra ela
          consul: voce é casado?
          eu: eu moro junto 9 anos, mais eu não sou casado no papel
          consul: a sua esposa faz o que?
          eu: faculdade
          consul: faculdade de que
          eu : serviço social
          consul: aonde ela estuda?
          eu: uerj
          consul: quando ela ser forma
          eu: no proximo ano
          consul: o seu vistos foi recusado
          eu: obrigado, eu vou tentar de novo e a consul me deu uma folha branca escrito o motivo da recusa
          mais quando eu estava na fila, eu escutei as entrevista de outras pessoas, porque dar pra escultar tudo o que o consul pergunta, eles estava fazendo dois ou tres perguntas e aprovava o vistos . no momento que eu esrava na fila eu não vir ninguem ter o vistos recusado, eu ate agora não consigo entender porque me negaram.

          • Que pena!Dizem que é sorte,eu não entendo isso…
            você trabalha aqui, tem empresa poxa…mas fazer o que tenta novamente e não vai com a mesma pessoa da próxima vez se cair com ela novamente da sua vez pra pessoa que estiver atrás de você.Boa sorte

  3. Boa noite Lidiane Spinola. No meu caso que tenho uma casa no valor de 130 mil reais, tenho um carro 2012-2013 no valor de 33 mil reais, faço Faculdade de Engenharia Civil, tenho sempre disponível na minha conta o valor de 20 mil reais, sempre faço movimentações altas no Banco do Brasil, ganho super bem, mas sou autônomo, trabalho com empréstimo de dinheiro (AGIOTA) e gostaria de tirar o meu visto para os Estados unidos para passear, não para morar pois aqui ganho mais que estando morando la, quais as dicas você me daria para conseguir o meu visto, só lembrando tenho 30 anos. Desde já agradeço a sua atenção.

    • Paulo,

      O Consulado quer que v. apresente vínculos com o país e seus bens podem ter esta propriedade. Por outro lado, eles podem querer checar seu IR para saber se v. declara tudo corretamente, embora ainda não sejam auditores fiscais…rs.
      Então eu acho que v. correr o risco de ter o visto negado, por não apresentar a documentação na totalidade. Por outro lado o Consulado anda menos restritivo na solicitação de docs.

      Não tem muito como prever.

  4. Olá Lidiane, Tenho uma duvida ve se você pode me ajudar, vou para a entrevista ja na proxima semana, só que eu sou isento de imposto de renda isso vai dificultar a aprovação do visto? outra coisa quanto é a quantia que deve estar na conta para que seje bem avaliada na hora da entrega do extrato bancario caso eles pesão?

    desde ja agradeço.!

    • Oi Orlando,

      Não acredito que seja um impeditivo. Contudo, vale a pena você se munir de outros documentos que comprove que v. tenha vínculos no país, como carteira de trabalho, talvez uma carta da sua empresa dizendo que v. é funcionário e não está cumprindo aviso prévio, matricula de escola ou faculdade. O Consulado anda bem tranquilo e talvez nada seja pedido, mas vale ter a segurança de estar em posse de todos os documentos. Não existe quantia exata para se ter em conta, mas se eles desconfiarem e quiser saber como v. se manterá lá é importante que você tenha algo para comprovar que v. pode bancar sua viagem .
      Vá tranquilo! Os EUA estão muito a fim de receber turistas! :-)
      Boa Sorte!

  5. Excelente comentários, gostaria de saber se posso incluir um link em meu Blog com a chamada
    Como tirar visto americano – Passo a passo (processo novo – 2012) direcionando para seu blog?

  6. Olá Lidiane,
    Boa tarde

    No meu caso eu tenho uma amiga americana que conheci aqui no Brasil, e esse mês ela retornou para USA e me fez propostas de estudar English em New York e ela faz pós graduação em uma Universidade bem conceituada.
    Sou formada em Ciências Biológicas(LICENCIATURA) mas não trabalho no momento, então obviamente não tenho como me manter no USA.

    Tenho carteira de trabalho, CNH documentos básicos que comprovam meus laços com o Brasil .Eu realmente quero fazer um curso extensivo avançado em inglês para quando eu retornar para o Brasil eu conseguir um emprego em uma boa empresa e me facilitará em concursos públicos e concerteza vai me ajudar muito com teses e dissertações para eu concluir o Bacharelado em Ciências Biológicas.
    Ela se ofereceu para ser minha sponsor e vou ficar no apartamento dela e ela será responsável por toda minha viagem (financeiro) e estadia
    O que você acha do meu caso, me dê uma opinião ou dica
    Obrigado.

    • Oi Mari,

      A minha sugestão é que sua amiga faça uma carta convite regisytrada em cartório dizendo que te receberá e subsidiará sua estadia por lá.

      É a solução mais correta e talvez o documento mais importante no momento de sua entrevista.

      Boa sorte!

      Lidiane

      • Lidiane,
        Muito Obrigado pela informação .

  7. Olá Lidiane, boa noite! Vou tirar meu visto B1/B2 aos EUA uma vez que farei um treinamento em Nova York na filial da empresa que trabalho há 4 anos. Tenho a carta da empresa dizendo o motivo da minha viagem, além da informação sobre o custeio das despesas, porém estou receoso pois não possuo bens materiais como imóvel e veículo. Tenho 32 anos, sou solteiro e ganho por volta de R$ 2,2K, sou graduado e falo Inglês e Espanhol fluentes. Poderia pfv tirar a minha dúvida?

    • Marcelo, no seu caso é bem tranquilo! O documento mais importante que v tem (e talvez o único que vão pedir) é a carta da sua empresa garantindo seu retorno e dizendo que vão custear sua viagem. Fique tranquilo!

      • Oi Lidiane, obrigado pela resposta. Caso eu resolva emendar minhas férias após meu treinamento, você entende que seja necessário eu informar no momento da entrevista? Caso eu não mencione que pretendo passar minhas férias nos EUA após o treinamento, corro o risco de não receber meu visto de turismo e receber somente o de Business? Como funciona a questão do prazo de validade do visto? Desde já agradeço pela atenção!!

        • Marcelo,

          A concessão do visto , depende do que v. solicitou no formulário DS160. Se v. pediu o B1- B2 no momento do ok , ele emitem já os 2 tipos.
          O visto é válido por 10 anos.

          Obrigada

  8. Como devo preencher os campos de ocupação sendo que sou autônomo, trabalho em Curitiba representando uma empresa de São Paulo, o endereço do trabalho eu coloco os dados da empresa de são Paulo mesmo? Sendo que em Curitiba possuo um escritório em casa. E é melhor colocar o valor do salario como esta no IR? estou cursando engenharia civil isso conta a meu favor também né? Parabéns pelo site e muito sucesso

    • Gian,

      V. pode usar a mesma nomenclatura que você utiliza em seu IR. Lembre-se que todos os seus dadosm, se checado, deverão estar consonantes com o que v. declara.
      Se v. faz faculdade, solicite uma declaração de víncula, informando que v. está estudando. Isso pode ajudar.

      Boa sorte!

  9. Lidiane, primeiramente obrigada pelas dicas!
    Estou com a entrevista agendada para sexta que vem, mas estou muito insegura, pois no formulário coloquei que tenho uma amiga que mora nos EUA, em New Jersey… Só que depois que comecei a ler dicas que não devemos mencionar que conhecemos ninguém por lá… Você acha que terei problemas?
    Ah faço pós-graduação e será meu pai que irá custear a viagem…
    Obrigada

    • Oi Isa,

      A verdade é que existe muita lenda acerca de entrevista no Consulado e normalmente ela é muito tranquila. rs
      Trabalho com isso há 5 anos e nunca vi um visto ser rejeitado quando a pessoa comprova tudo que tem que comprovar. Se o seu medo for apenas porque mencionou que conhece alguém que vive lá, esqueça! Isso não será um problema.
      O importante é que você comprove que voltará ao Brasil. Aliás uma sugestão é pedir que sua amiga qu evive lá ( se estiver em condição regular) faça uma carta convite dizendo que você vai visitá-la. Peça para registrar em algum cartório e v. tem em mãos mais um importante documento.

      Espero que te ajude.

      Bjs

  10. Boa noite tire uma duida minha,vou tirar o visto so que nao declaro,nem tenho carteira assinada sou autonoo,tenho um salao de cabeleireiro e registrado como pequeno emprendedor,isso vai me ajudar na hora estou com muito medo poi ja comprei a viagem para DIsney eu e meu namorado mais estou com medo por ser autonomo e nao ter bens no meu nome,vc pode me dar alguam dica grato….

    • Anderson,

      Leve toda a documentação qu eprova qu ev. possui um salão aqui. Este é um vínculo forte.
      Diga que vai a turismo e tenha em mãos toda documentação solicitada! V. vai ver que a temida entrevista não é tão feia qto parece.
      Não dura mais do que 5 minutos!

  11. Primeiramente obrigado pela clareza do topico.

    Aqui vai minha duvida.

    Sou brasileira e casada com cidadao europeu, moro legalmente em Uk e nao tenho residencia por falta de tempo para pedir, jah que o processo pode levar ate 1 ano e eles retem seu passaporte e eu frequentemente preciso ir ao Brasil onde tenho uma microempresa, mas minha renda eh baixa e nao possuo bens nem declaro imposto de renda.
    Jah viajei para mais de de 10 paises, alguns como Emirados Arabes e Maldivas, tenho entrada livre no Reino Unido, casa alugada em meu nome, contas em meu nome, e algum valor na conta bancaria do Reino Unido.
    O fato de nao ter bens e nao declarar imposto de renda pode ser um impedimento para tirar meu visto mesmo eu comprovando que estou domiciliada legalmente na Inglaterra?

    Irei tentar o visto de turista no final do mes em SP e como nunca tentei estou apressensiva.

    Muito obrigado.

    • Cinthya,

      Pode ser um problema, mas não um impeditivo. V. não possui passaporte europeu?

      O qu ev. precisa é comprovar que tem condições de regressar ao seu país. Seja por vínculo ou capacidade financeira.
      E a sua micro empresa? Porque não apresenta os documentos dela? Isso pode funcionar como prova de vínculo.

      Bao sorte!

  12. Boa noite Lidiane obrigado por responde tenho outra duvida. Eu nao declaro isso pode atrapalhar? Abraços

  13. Bom dia!
    Estou preenchendo o formulario DS 160 e estou tendo uma dificuldade, gostaria de saber se voce ou alguem poderia me ajudar.
    Estou cursando faculdade de engenharia e não encontrei nenhum campo de preenchimento para ” faculdades em curso”. Quando preencho os dados no campo studie, o formulario so aceita curso de que foram concluidos!
    onde devo preencher essa informação ou não é possivel declarar que estou estudando??? não encontrei essa informação em nenhum lugar ainda!!

    Muito obrigada pela ajuda e parabens pelo seu trabalho e dedicação!
    Thania

    • Thania,

      Confesso que não sei se existe uma campo especifico para isso. Caso não exista um capo para estudante, coloque como concluido o courso e apresente o certificado da sua faculdade. O mai simportante é não deixar nenhum campo em branco.

  14. Oi Lidiane, tenho uma dúvida sobre o visto B1/B2 que vou tirar pela primeira vez. Estou indo fazer um treinamento pela empresa porém ainda não sei a data. Minha gerente somente me disse que será por volta do começo de Novembro e provavelmente em 2014. Minha dúvida é se tem algum problema a empresa emitir o documento informando que a previsão de minha viajem será no segundo semestre desse ano/2014??
    Com relação ao preenchimento do formulário, como faço? Incluo ou não a data com a previsão de Novembro/2013 e os dados do provável hotel em que ficarei hospedado?

    • Marcelo,

      Se sua empresa vai emitir alguam carta para voce o ideal é que ela não mencione o ano 2014 se v. vai solicitar o visto agora! Isso pode te comprometer.
      Ou v. leva uma carta com data atual ou não leve nada de sua empresa.

  15. OLA LIDIANE,bem no dia 4 de fevereiro tive meu visto negado,e como sabes derem.me aquela carta 241b,tipo sou brasileiro vivo aqui em portugal e queria passar nos EUA 15 dias,tenho um bom trabalho um bom salario tenho dois filhos que nasceram aqui sou legalizado aqui tenho carro e pago todos os meus impostos porem nao sou casado,no dia em que me negaram o visto disseram que nao comprovei vinculos com portugal.claro so levei na entrevista meus documentos #vacilo,mas bem,agora tou querendo tentar mas uma ves e levar mesmo todos meu documento de posses documentos do meus filhos da minha companheira e agora tbm tenho um carta convite dum amigo que se disponibilizou em receber la na casa dela.quero la tar 15,mesmo pk o meu filho ta sobre minha resposabilidade a mae dele ja foi para o brasil…e ai LIDIANE sera que essas justificaçoes que tenho pode ser leva da como vinculos para que eu regresse a portugal?…desde ja obrigado

    • Johnny,

      Ter um visto negado certamente vai redobrar a atenção das autoridades no momento da sua entrevista. Portanto v deve redobrar o cuidado com os documentos.
      Leve TUDO que comprove seu vínculo em Portugal e todos os documentos qu ecomprove seus bens, salários e condições de se manter nos Estados Unidos. Certamente eles serão mais criteriosos. Ma snão é um impeditivo para emissão do seu visto.

      Boa sorte!

      Lidiane

  16. BOA NOITE!
    MEU VISTO FOI NEGADO EM 2011 EU NAO TRAABALHAVA SÓ ESTUDAVA.
    DIA 18/05 ACONTEVERÁ UMA FEIRA EM CHICAGO E EU ESTOU PRETENDENDO IR. TRABALHO HA 2 MESES, E A EMPRESA IRA PAGAR A VIAGEM (PARCIAL) PORQUE PORQUE A FEIRA É DO DIA 18 A 21/05 E EU VOU APROVEITAR PRA PASSEAR, CLARO. AI PEÇO O VISTO B1 E B2? VOU FAZER A CARTA CUSTEIO DA EMPRESA, O QUE MAIS PRECISA ANEXAR DA EMPERSA?

    • Helena,

      O fato de ter o visto negado redobrará as atenções das autoridades em sua entrevista, portanto tenha toda documentação possível que comprove vínculo com o Brasil. A carta custeio é somente uam delas. V. deve ter matricula de faculdade, contrato de aluguel, documento de algum bem que v. possua, Imposto de Renda, comprovante de residência, extrato bancário dos ultimos 3 meses, holerites dos ultimos 3 meses, carteira de trabalho registrada. Enfim, todos este documentos podem suportar o seu pedido.

      Boa sorte!

      • Lidiane consegui meu visto agora dia 05/04 no RJ foi super tranquilo. Agora estou querendo saber como vamos tirar do meu noivo. Ele recebeu um dinheiro de herança porém ele não estuda nem esta trabalhando, como proceder?

        • Helena,

          Ter subsídio para retornar já é uma vantagem. Mas seria importante ele conseguir a declaração de algum instituição, levar comprovante de bens para no caso de solicitarem ele ter como apresentar algum vínculo maior com o país.

  17. Tenho duvida quanto ao preenchimento do formulario ds 160. Eu n sou registrado no cartorio pelo meu pai, so pela minha mae e no foemulario pede o nome do pai e da mae o que devo fazer?

    • Darwin

      Se o campo for obrigatório v. pode colocar NA ou escrever NOT APPLICABLE. Caso não seja, deixe em branco. Quando confrontaremcom seus documentos compreenderão o motivo.

      Boa sorte!

  18. quais documentos lidiane vc acha ser vinculos fortes com o país,no meu caso e carro trabalho e 2 filhos um de 7 e um dde 1 e 3 meses que estao na escola

  19. Olá, eu sou estudante ja tenho uma formação superior e estou na segunda, vou viajar para miami em novembro pois consegui uma boa promoção, entretanto nem eu nem minha mãe que é quem vai custear parte dos meus gastos, tem atualmente dinheiro no banco, em poupança… sou estagiario em 2 empresas, ela tem uma renda mensal de 3500, há chances de eu conseguir o visto? o fato de não ter dinheiro no banco me complica? temos casa própria isso ajuda? Obrigadooo

  20. Lidiane,

    estou preenchendo o formulário DS 160, mas fiquei com dúvida do que preencher no endereço de estadia nos EUA e contato nos EUA. Pretendo viajar para lá em setembro, mas queria ter o visto para poder contratar a empresa de turismo. No formulário pergunta se tem planos específicos da viagem. Respondo que não, e ainda assim me pede data de entrada, duração, local e contato de estadia.

    Agradeço desde já.

  21. Olá ,
    Tenho 20 anos , ainda moro com meus pais trabalho mas no momento nao faço faculdade.
    Pretendo tirar meu visto mas nao sei se isso e o suficiente para conseguir estou indo para ir visitar a tia do meu namorado que mora lá legalmente pois e casada com um americano . Qual vc acha ser o modo mais facil ? Espero sua resposta , obrigada.

    • Ju,

      Tire o visto como turista. Hj o EUA estao muito receptivos aos turistas brasileiros.
      Qualquer outra escolha pode te complicar na entrevista.
      Bjs

  22. lidiane estou muito afim de ir no consulado tira meu visto mas morei nos estados 7 anos ilegal mas porem hoje meu vinculo e todo aqui no brasil tenho imoveis em meu nome carro e tenho dinheiro aplicado em fundos do governo e presto conta todo ano disso no meu imposto de renda mas quero leva minha namorada comigo para conhecer os estados unidos mas porem ela e secretaria numa escola e nao tem renda e nen meios de prova que tem vinculo aqui no brasil pq ela nao e efetivada na escola gostaria sabe se vc tem alguma sugestao para min resolver essa situacao desde entao obrigada

    • Bruno,

      O consulado está bem camarada e normalmente não está sendo muito exigente. Mas ter algum meio que comprove o retorno dela para o país é muito importante.
      Busque algum vinculo. Ela estuda? Tem alguma coisa no nome dela?
      Dá uma lida nos tópicos abaixo, talvez eu já tenha dado alguma dica em outras dúvidas que são bem parecidas!

      Boa sorte!

      Lidiane

  23. Bom dia, Lidiane.
    Tenho uma dúvida, pretendo tirar o visto americano mas não tenho nada decidido ainda a respeito de viagem, local que vou ficar. Por enquanto são planos, mas já gostaria de adiantar, caso decida já tenho o visto.
    Como faço? É necessário colocar algum dado? E local? Porque sei que na hora da entrevista eles perguntam pra onde irei.
    Obrigada.

    • Kelly,

      Coloque dadas estimadas. O importante é ter o formulado completamente preenchido.

      Boa sorte

  24. Ola Lidiane,

    Eu fiz uma viagem pra Europa em Outubro do ano passado, porém este ano quero conhecer os Estados Unidos, estou vendo um pacote para Ny de 4 dias, não tenho renda o suficiente para declarar, mas trabalho registrado e entrarei de férias, e tenho 2 filhos que irei deixar devido a escola, posso ter o visto negado pois tenho carimbo e tudo no meu passaporte da minha viagem anterior.

    Aguardo contato.

    • Yara,

      O fato de ter ido a Europa não tem nenhuma relação com os USA. O importante é v. comprovar o seu vínculo com o trabalho.
      Portanto leve uma carta da empresa dizendo quev. não está sob periodo de experiência e nem cumprindo aviso prévio, mencionando quanto tempo v. é funcionária e que v. estará gozando período de ferias.
      Caso tenha contrato de imoveis, automovel e etc… Tudo isso é bem vindo!

      Boa sorte!

      Lidiane

  25. Ola LIDIANE BOA TARDE, EU MORO NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO E GOSTARIA DE TIRAR O VISTO AMERICANO, E PRETENDO VIAJAR EM NOVEMBRO NO MEU ANIVERSARIO PARA NEW YORK , MAIS EU PRETENDO IR COM A AGENCIA DE VIAGEM, SERIA BOM EU LEVAR UMA CARTA DA AGENCIA INFORMANDO QUE EU VOU VIAJAR PRA NEW YORK VOU FICAR 10 DIAS HOSPEDADO NO HOTEL TAU ENDEREÇO TAU E TELEFONE TAU E É BOM EU COLOCAR NO FORMULARIO QUE EU ESTOU VIAJANDO PELA AGENCIA DE VIAGEM.
    LIDIANE EU TENHO UMA EMPRESA DE PESCADO E ESTOU PAGANDO UM CONSOCIO DE UM CARRO, VOCE ACHA QUE EU LEVANDO O CONTYRATO SOCIAL O CNPJ CONPROVANTE DE ENDEREÇO DA EMPRESA E IMPOSTO DE RENDA DA EMPRESA E O MEU IMPOSTO DE RENDA E OS TRES ULTIMOS EXTRATO BANCARIO SERIA SUFICIENTE DELES ME DARE O VISTO DE TURISMO. OBRIGADO DESDE JA AGRADEÇO

    • Oi Leandro,

      Sim.V. está bem respaudado de documentos. Mas a propria agencia deveria te dar uma mão com o visto.
      V. já tentou conversar com eles?

  26. Olá Lidiane, Minha esposa e eu vamos fazer uma viagem de turismo para os EUA e estamos agendando o nosso visto. Não temos casa própria, moramos de aluguel. Eu trabalho e ela está formando uma empresa com mais duas pessoas. Somos isentos na declaração de Imposto de Renda. Possuímos carro próprio, e ela está cursando a faculdade. Temos passagem de ida e volta compradas. Quais as dicas que pode me dar, para que não tenhamos nossos vistos negados?

    • Felipe,

      O Consulado está bem bonzinho e quase não estão pedindo documentos. Mas levem o contrato de aluguel, declaração da faculdade de sua esposa, se possível, dizendo que ela está matriculada e gozará período de ferias, solicite uma crta de sua empresa nos mesmos moldes informando que v. não esta sob aviso previo e nem sob periodo de experiencia. Enfim, todos estes documentos comprovam vínculos com o Brasil e devem ser suficientes para que vs tenham o visto para a terra do Tio Sam! :-)
      Boa viagem!

      • Lidiane, primeiramente, quero lhe agradecer toda a atenção e lhe parabenizar pelo blog.
        Se puder, peço que me esclareça mais uma última dúvida…
        Li em algumas pesquisas, que a questão financeira é determinante para a decisão do visto. Isso procede? Se sim, como devo me preparar para isso? Preciso ter alguma quantia disponível em minha conta? Preciso comprovar alguma movimentação financeira em minhas contas bancárias?
        Agradeço mais uma vez por sua prestatividade.

        • Felipe,

          Infelizmente é difícil prever o que o Consulado vai solicitar no momento da entrevista. No meu caso, por exemplo, não me pediram nenhuma comprovação de renda. Eu tinha apenas uma carta da minha empresa dizendo que era responsável pelos meus gastos lá. Por este motivo, talvez, eu não tenha tido que apresentar nada. Acredito que ter uma quantia na conta deva ser importante. Na Europa pede-se equivalente a 60 euros por dia. Talvez tenha esta base para os USA como 60 dolares por dia que pretende ficar lá. Boa sorte!

  27. Lidiane, tenho 21 anos, sou estudante do 7o semestre de direito e estagiaria, estou querendo muito ir para nova york no final do ano. Como eu ganho apenas 1000 reias, meus pais que iram custear minha viajem. O único bem que eu tenho no meu nome é um carro. Não sei como comprovar vínculos, devo levar uma carta de custeio ?!
    Deste já, agradeço!!

    • Oi Marcella,

      Se v. der uma lida nas demais respostas, talvez encontre até alguam orientação mais completa , porque muita gente tem a mesma dúvida.

      De todo modo, o mais importante é v. conseguir uma declaração da sua faculdade dizendo que v. continua matriculada e se possóvel informando seu período de férias. A carta pode ser em Portugues, mas se estiver em Ingles , melhor.
      Leve os docuemntos dos seus pais, inclusive, dados bancários qu ecomprove que eles tem condições de te enviar aos EUA.

      Bao viagem!

  28. Olá Lidiane. Eu e minha esposa decidimos viajar a NY para turismo, porém, não falamos inglês. Isso pode complicar a liberação do visto? Sou formado em Letras/Espanhol, não sou fluente no espanhol, mas já estive por diversas vezes em países do Plata e não tive problemas para me comunicar. Em relação aos demais documentos, creio que seja tranquilo. Ambos trabalhamos, temos bens, um salário razoável e a confirmação de recursos apliados. A dúvida mesmo, é em relação ao idioma. Isto pode ser um empecílho?
    Obrigado!

    • Joorge,

      De maneira nenhuma. Caso seja indagado sobre isso, simplesmente diga a verdade : ” I don’t speak English” e pronto! Isso poderia ser um problema, caso mencionasse que estava indo para negócios, afinal quem vai fazer negócio nos EUA, subentende-se que fala Inglês. Mas turista, não! Fique tranquilo!

  29. Olá Lidiane. No ano de 2000 eu tentei tirar o visto americano e foi negado pois na época eu não trabalhava (só para saber eu ganhei um promoção de uma rádio mas no fim não levei o prêmio). Agora mudou tudo, sou diretor de tv, trabalho a 11 anos aqui na tv, tenho uma mulher com quem sou casado no papel a 1 ano e meio, tenho um filho de 2 anos e meio , tenho um ap no meu nome. Será que eu consigo o visto para eu , minha mulher e meu filho para irmos até a disney? Vc me indica alguma empresa especializada em ajuar a preparar toda a documenação nescessária para tirar o visto americanpo? Aguardo resposta. Se quizer póde me enviar a resposta por e-mail também.

    • Rodolfo,

      O fato de já ter tido o visto negado, pode pesar um pouco mais . No entanto, levando todos os seus documentos e considerando o tempo que isso aconteceu creio que não tenha problema. Normalmente as pessoas utilizam despachante para ajudar na compilação de documentos, ma sinfelizmente não ssei te indicar, porque eu fiz tudo por conta própria.
      Busque na Internet e eu acho que v. tera bastante opções, inclusive para que te auxilem no agendamento da entrevista de maneira mais rápida.

  30. Olá! Lidiane, tudo bem? Adorei o seu blog, pois é muito informativo :)
    Gostaria se possível, você me esclarece-se algumas dúvidas sobre a entrevista. Eu estou meio inquieta esses dias em relação ao visto ser negado. Pois a minha situação é a seguinte: Eu ganhei as passagens de ida e volta de um amigo e irei ficar hospedada na casa dele nos EUA “ele é americano”. Nesse caso, eu devo colocar no formulário que ele quem está disponibilizando as passagens e hospedagem, e não eu? A minha renda é de 1000 reais e não tenho carteira assinada (trabalho com contrato temporário e em lugares diferentes = 2 escolas). Não tenho dinheiro na poupança.Moro com meus pais e estou cursando o 8º semestre na faculdade. Você acha que posso agendar a entrevista para o visto agora sem medo de ser negado?
    No formulário, na questão sobre trabalho e estudo, só coloquei onde estudo. Pois fiquei na dúvida em colocar o trabalho e não ter carteira assinada e achei minha renda baixa para pôr lá..
    Desde já, agradeço a sua atenção em lê e responder essa minha inquietação.
    Abraço

    • Luana,

      Primeira coisa : não minta! Eles fareja mentira, acredite!
      Depois se v. tem um convite, peça para este seu amigo redigir uma carta aao Consulado informando que v. é convidada, passará X dias e peça para que ele reconheça a carta em algum orgão americana. Iss pode te ajudar bastante!
      Não fique tão apreensiva! Muita svezes ele snão pedem nenhuma comprovação de renda…Nada. Apenas tenha tudo em mãos para qu epossa sentir-se mais segura.

      Boa sorte!

      • Ihhh, essa é quase a minha questão, agora eu estou feliz. Li todos as perguntas e já estava aflita pq não tinha nenhuma nem um pouco parecida com o meu caso. Ebaaaa!!! não vou ser esculachada!! ^^ eu acho!
        Quando as coisas estiverem mais certas eu tiro as dúvidas contigo detalhadamente. Obrigada meninas! bjks!

      • Lidiane, tenho uma situação muito, muito parecida com a da Luana. Tenho uma tia que mora legalmente nos EUA, minha mãe ganha cerca de 1300 (700 e pouco no contra-cheque e mais 680 da aposentadoria de um tio meu) reais por mês, é isenta da declaração de IR, tem casa própria (mas não é no nome dela) e um carro no nome dela, é funcionária pública há mais de 30 anos, é a responsável por um irmão que é especial (que citei acima) e possui 8000 reais na poupança que é pra bancar alguns custos da viagem. Eu sou apenas estudante de instituição federal. Eu queria saber se essa carta que você falou para a Luana também seria indicada para a minha situação. Quero tirar o visto juntamente com minha mãe. Fiquei curiosa e gostaria de saber por que essa carta convite, para o caso da Luana, seria uma boa alternativa… O que você acha da nossa situação?

        Seu blog foi o único que eu vi até agora (e faz meses que faço pesquisas sobre o visto) que você não é tão pessimista quando responde sobre a situação dos que perguntam, deu até mais vontade de tirar o visto!

        Obrigada!

        • Oi Cristina,

          Ter uma carta com firma reconhecida de um cidadão americano é bem interessante, porque a pessoa que vai te receber estpá garantindo junto as autoridades que não tem a intenção de te abrigar ilegalmente no país. É uma ” garantia” de que v. retornará ao Brasil.
          Ratifico a importância de se ter o maior no. de documentos em mãos e ser bastante pontual na entrevista. Responda apenas o qu efor perguntado.

          Não há motivos para ser pessimista, se todos os trâmites forem seguidos. A pequena probabilidade que há do visto ser negado está por conta de algo que foge ao nosso controle e conhecimento.

          Boa Sorte!

          • Obrigada, Lidiane. Só mais uma dúvida: nessa carta minha tia precisa comprovar alguma renda dela? Existe algum modelo que deve ser seguido para escrever essa carta?? Quais seriam os dados necessários para preencher a carta?

            Obrigada!!!

  31. Olá, tenho 18 anos e faço faculdade, ano que vem pretendo viajar. É preciso comprovar renda ou so levo declaração da faculdade? Grato

    • Mateus,

      Dá uma aolhada nos outros comentários, porque falo bastante coisa a arespeito dos documentos, mas a declaração da faculdade informando que v. esta matriculado e estudando é bem importante.

  32. ola… sou cabeleireiro e possuo cnpj em meu nome, ja comprei as passagens e reservei hotel pois achei uma oferta mt boa pra novembro de 2013 devo falar que ja comprei aas passagens ???

    • Marcelo,

      Isso não influencia na decisão do Consulado. O fato de v ter uma empresa aqui te respalda muito mais.
      Boa viagem!

  33. Oi Tudo bem?
    quero tentar tirar meu visto
    mas estou com receio não trabalho com carteira assinada
    trabalho na empresa e ele que ira custear minha viagem como presente de aniversário para nova york meu pai tem uma pequena empresa de construção civil temos casa própria 3 carros dinheiro em conta será que eu consigo meu visto?

  34. Oi Tudo bem?
    quero tentar tirar meu visto
    mas estou com receio não trabalho com carteira assinada
    trabalho na empresa do meu pai e ele que ira custear minha viagem como presente de aniversário para nova york meu pai tem uma pequena empresa de construção civil temos casa própria 3 carros dinheiro em conta será que eu consigo meu visto?

    • Ana Paula.,

      Nos comentários abaixo já explorei bastante o tema, porque esta dúvida é uma das mais comuns. Se ficar alguma dúvida, volte a escrever.
      Abs

  35. Oi..
    Estou querendo tirar férias para os Estados Unidos, li alguns sites que davam dicas sobre levar reservas de hotel pra comprovar estadia no local. Faço faculdade de Eng. Civil, tenho um carro no meu nome, mas não tenho renda, pois não trabalho, meu pai que custeará minha viagem. Será se tenho chances de conseguir o visto?

    • Carlos,

      Se v. ler os comentários anteriores, vai encontrar bastante dica para sua dúvida.

      Abs

  36. Ola! Queria saber como trabalhar legalmente nos E.U.A, sou biologo !!!

    • Jefferson,

      Infelizmente não posso te ajudar com esta info. Sugiro que busque o consulado brasileiro nos USA.

  37. Lidiane, minha irmã tem a cidadania Americana, seus filhos e marido são Americanos. Isso facilitá a obtenção do visto.

    • Se for para v., não faz a menor diferença. O mais importante é você comprovar vínculos e meios de retorno ao seu país.

      Abs

  38. Ola, Lidiane!

    Por gentileza gostaria de um modelo de carta onde a empresa informa que a minha viajem sera a trabalho.

    voce poderia me enviar ou tem algum site?

    agradeço desde ja.

    Abç
    Maria

    • Maria,

      Solicite ao RH da sua empresa, ela deve saber te orientar.

      Abs,

      • Lidiane,
        obrigada pela retorno.

        Mas minha empresa nao disponibiliza esse tipo de carta pois ninguem viaja a trabalho.

        fiquei sabendo que atraves dessa carta podemos tirar o passaporte e o visto com prioridade, assim conversei com nossa direçao e a mesma irá assina-la.

        voce poderia me ajudar?

        att,
        Maria.

        • Lidiane,
          segue o que eu quero dizer…

          Passaporte Emergencial

          Como obter

          1 – Preencher o formulário de solicitação de passaporte clique aqui.

          2 – Dirigir-se ao posto da Polícia Federal mais próximo da sua residência, portando o protocolo, documentação que comprove a situação emergencial e documentação pessoal original exigida. O funcionário responsável pelo posto avaliará se a sua situação está dentro das hipóteses acima mencionadas. Caso positivo, lhe entregará a guia de pagamento (GRU) referente à taxa para passaporte de emergência.

          3 – O prazo para emissão do passaporte de emergência é até 24 horas após o requerimento.

          eu mesmo posso cliar um ou ja existe algum modelo?

          • Maria,

            Eu não tennho nenhum modelo para fornecer. A idéia é que v. explique e comprove à Policia Federal a necessidade de uma viagem de urgência.
            Para o Consulado a carta só vai ajudar para mostrar que v. esta sendo subsidiada e que v. tem vínculos com o Brasil. Para antecipação da entrevista não há esta flexibilidade.

            Abs

  39. Olá Lidiane…

    Bom, quero tirar o visto turismo eua… mas tenho uma duvida pq vou visitar meu namorado em Miami, ele esta morando lá desde marco/2013, mas já mora nos EUA a cinco anos, estava em Salt Lake City antes de Miami, ele trabalha como jogador de futebol…Minha duvida é a seguinte: se falo que vou viajar sozinha ou que vou visita-lo? Eu trabalho no Banco do Brasil a tres anos e meio, me sustento, faço declaração de IR, tenho veiculo no meu nome e vou estar de ferias…eu vou pagar a viagem e pretendo passar um mes…qnt devo ter de reserva??
    Abraço…

  40. Lidiane, Terei que ir 2 vezes para São paulo? (no meu caso quero agendar em São Paulo), ou a coleta de dados e a entrevista podem ser marcadas no mesmo dia? Beijos!

    • Izabela,

      Pode ser que v. consiga agendar em datas proximas, mas no mesmo dia é muito difícil. Talvez em 2 dias.

      Abs

  41. olá gostaria de saber minha filha tem 16 anos é uma excelente aluna e tem várias medalahas cíentificas devido a isso ela conseguiu uma bolsa integral para fazer o intercambio de um ano estados unidos por uma agencia de intercambios a bolsa é dá o direita de ida e volta translado e seguro saúde ,e ficará em casa de familia também voluntáriada, e receberá uma ajuda de custo mensal para se manter na escola temos o contráto já assinado mas eu e o pai somos insento do imposto renda,somos baixa renda também não temos movimentação bancária eu trabalho já por 10 anos numa escola de educação infantil por contrato indeterminado o pai trabalha como aulejista e recebe semanal e não tem registro em carteira como fazemos para ela tirar o visto dela detalhe tudo que juntamos compramos um terreno a vista e colocamos em nome dela registrado em cartório a casa que moramos não está averbada a esse terreno só consta ainda o terreno isso pode ajuda-la obrigada

    • Mônica,

      Primeiramente parabéns pela filha de ouro! Que orgulho para nós brasileiros sermos bem representados lá fora. :-)

      Ao que me parece não há impeditivos para ela ter o visto negado. Na verdade os EUA tem muito interesse em importar talentos de outros países e facilitam sobremaneira a entrada deles. Além disso ela terá patrocínio e ainda consegue comprovar bens no país de origem. Portanto, não vejo nenhum problema com a condição dela para obtenção do visto.

      Abs,

      Lidiane

    • Obrigada pela resposta nos ajudou bastante ,estava com o coração apertado agora estou mais aliviada ,bjsss Com certeza estamos bem representados lá fora obrigada

  42. Olá, pretendo viajar para Orlando nas ferias do ano que vem e já queria adiantar meu visto. Sou casada há 4 meses e meu marido não irá viajar comigo devido o trabalho dele, vou com minha irmãe minha tia. Gostaria de saber se posso ir sozinha tirar visto ou precisa meu marido também tirar. Estou preocupada, pois ele há uns 5 anos teve um problema com a justiça porém já foi solucionado.

    • Carolina,

      O processo de visto é individual, portanto v. pode faze-lo sozinha e nenhuma checagem a respeito de seus antecedentes ou de seu marido são checados.
      V. é quem vai apresentar os documentos que julgar pertinente e simplesmente que comprove seu vínculo cok o pais. Não se preocupe!

      Abs

      • Gostaria de esclarecer mais uma dúvia. Sou enfermeira, trabalho de carteira assinada há 2 anos na mesma empresa, tenho um salário razoável, um carro e moro de alugul com o contrato em meu nome, porém estou com uma divida no cartão de credito e meu nome está no spc. posso ter o visto negado por estar com o nome sujo?

        • Oi Carolina,

          Não há problema. Restrições no CPF não costumam ser checados pelo consulado.

          Abs

  43. oi Lidiane tudo bem, me tire uma duvida tenho 26 anos sou caminhoneiro tenho uma carreta min IR e de 2600,00 p/més e movimentação bancaria boa tenho carro e uma filha moro com meus pais so que trabalho por conta para varias transportadoras nao tem como eu conseguir uma carta de cada uma pois transporto cargas por todo brasil qual seria o melhor caminho

  44. Oi Lidiane,
    Eu e meu marido já tivemos o visto negado em 2000 (tinhamos 25 e 31 anos na época) mas hj sou funcionária pública federal, tenho bens materiais (carro e apto), tenho dois filhos matriculados na escola, meu marido é advogado e acabou de registrar um escritório. Meu salário é razoável (R$9.000) mas meu marido declara um valor baixo no IR (R$ 21.000,00 anual). Será que o fato de ter tido o visto negado e do meu marido ter a renda baixa vai dificultar? E os extratos bancários? É necessário ter dinheiro aplicado pra receber o visto? Vou tentar o visto para mim, meu marido e dois filhos.

    • Patricia,

      O primeiro passo é entender o motivo pelo qual foi negado anteriormente. Se for somente dificuldade de comprovação de vínculo, com tudo que v. está apontando, talvez não tenha grandes problemas. No entanto, certamente, eles questionarão um pouco mais, afinal infelizmente ter o visto negado gera alguns cuidados extras.

      Abs,

      • Lidiane,

        O pior é que eu não sei o motivo pelo qual foi negado em 2000. Naquela época não era obrigatória a entrevista e fizemos tudo pela agência de viagens, preenchemos o formulário e eles enviaram, depois nos falaram que havia sido negado que teríamos que ir no consulado pessoalmente fazer uma entrevista. Aí desistimos da viagem. O que eu coloco no formulário agora?

    • Olá Lidiane sou cabeleireiro, meu salao possue cnpj tenho casa financiada e 2 carros , boa movimentação sou casado eu ja comprei a passagens numa exelente oferta no decolar pra novembro pra miami, devo colocar na ds160 que ja tenho as passagens e numero do voo ? obrigado

      • Marcelo,

        Não é necessário. Isso não influenciará na decisão do Consulado.

  45. oi Lidiane tudo bem, me tire uma duvida tenho 26 anos sou caminhoneiro tenho uma carreta min IR e de 2600,00 p/més e movimentação bancaria boa tenho carro e uma filha moro com meus pais so que trabalho por conta para varias transportadoras nao tem como eu conseguir uma carta de cada uma pois transporto cargas por todo brasil qual seria o melhor caminho

    • Helmuth,

      Trabalahe com seus extratos bancários, documento de seu caminhão, certidão de casamento (se tiver). Todos estes docs te dão a segurança de vínculo com o país.

  46. obrigado pela informaçao, oque vc acha pelo perfil que te passei sera que terei algum problema

  47. Meu padrinho me chamou para passar um tempo com ele e a minha madrinha nos eua para aprender a falar ingl^es e tal…
    tenho 17 anos!
    os dois moram nos eua h’a mais de 10 anos eu acho!
    e os dois j’a viraram cidad~aos americanos!
    isso facilita?
    tem alguma dica que possa me dar?
    eu estou nervoso em rela’c~ao ao consul negar o visto, pois desde pequenpo eu sonho em passar um tempo nos eua…

    • Gabriel,

      Peça para que eles escrevam uma carta convite, informando que v. ficará nos USA por determinado período (mencione o período) e que eles subsidiarão a sua estadia e se eles puderem dizer que garatirão seu retorno a território brasileiro, melhor ainda!
      É importante que a carta seja reconhecida em cartório.

      Abs

  48. obs: ignore os erros! (meu teclado ta muito louco) kkkkk
    obrigado!

  49. Olá, tenho 18 anos, sou autônoma, faço trabalho de fotografia e assessoria de imprensa. Meus pais vão custear a viajem. Minha renda é estável, mas varia de mes em mes. O IR de meus pais é bom por sinal. Vi em um vídeo, que preciso colocar profissão, endereço, etc… Neste caso, o que eu coloco? Pra mim comprovar vínculo com o Brasil, que documento eu levaria pra comprovar que eu trabalho aqui?

  50. Bom dia,

    Tenho 3 anos de empresa, porem estou sendo desligado bem agora que estava querendo solicitar o visto americano para turista.
    Se encontrar um novo emprego neste período de solicitação de visto, sera que isto é mal visto?

    Outra coisa, minha esposa tem uma tia que possui cidadania americana, convém anexar a carta convite emitida por ela ou o endereço do hotel como na matéria acima ?

    Desde já, muito obrigado.

    • Oi Adolfo,

      Sim. A carta de um cidadão americano ajuda muito na obtenção de visto. Quanto a sua mudança de emprego, não há qquer restrição.

      Abs,

      Lidiane

  51. Ola Lidiane, está pedindo na última parte do meu visto o trabalho que exerço, mas não coloquei que trabalho e sim que sou estudante e não consigo pular ou passar essa parte.. O que faço?

    • Mariana,

      Sugiro que você coloque Not Applicable. Ou seja, aquilo não se aplica ao seu caso.

      • Não tem essa opção..

        • Lidiane,

          No meu passaporte antigo tem um carimbo escrito “aplication reviewed”. Vc sabe o que isto significa? É visto negado??

  52. Boa noite Lidiane, parabéns pelo site, as informações e respostas estão muito claras.
    Estou com dúvidas para tirar o visto, ao preencher o DS 160 tem um campo que pergunta emprego ou escola atual, mas não estou trabalhando estou no seguro-desemprego, quanto a escola sou pos-graduada, mas já formada não tenho vínculo com escola o que devo colocar como resposta?

    Obrigada!!

    • As minhas declarações de IR estão em dia.

    • Val,

      Como resposta abaixo, sugiro que coloque Not Applicable nos campos e caso seja questionada na entrevista v. terá a chance de explicar esta condição.

      Abs,

      • Obrigada Lidiane!!
        Você acha que essa condição dificultará a obtenção do visto?
        Obgada!!

  53. Vou colocar minha avó no mesmo fórmulario que o meu, vou precisar pagar duas vezes a taxa?

  54. Ola Lidiane

    tenho uma empresa que tem 14 anos,mas no decorrer tive outros negócios e perdi muito dinheiro e a minha empresa e meu nome estão com restrição e ação judicial,não deixo dinheiro na conta pelo motivo das ações,só coloco na conta a parcela do carro de 2900 + um consorcio de 500 e alguns seguros de vida.Gostaria e saber se consigo tirar o visto americano de turista,se tenho chance ou será negado na hora.
    Sem mais,aguardo retorno.
    obrigado

    • Sandro,

      O consulado não tem acesso a suas informações a sua situação cadastral com relação a CPF ou CNPJ. No entanto, faz-se necessário saber que tipo de documentos v. pretende apresentar.
      Como enfatizado nos demais comentários, v. tem que comprovar vínculo com o país e subsídios de retorno.

      Juridicamente não posso te orientar. No entanto sugiroo qu ev. busque o auxílio de um despachante.

      Abs

  55. Oi Lidiane , parabens pelo site , um dos mais esclarecedores que já li sobre o assunto :) .Entao, estou com planos de ir aos estados unidos em agosto , e queria tirar uma duvida , sobre essa coisa de comprovar vinculos com o brasil na entrevista , eu sou universitaria , nao tenho imoveis no meu nome nem automoveis , moro com minha mae q essa sim possui os dois , e minha duvida é: só comprovar que faço universidade aqui é suficiente ? ou preciso levar comprovantes de imposto de renda e de automovel , mesmo sendo no nome da minha mãe ? E uma ultima questao , queria q vc falasse sovre a imigraçao , se é esse terror mesmo que muitos falam , que eles fazem muitas perguntas e se vc ficou nervosa na hora de passar pela imigraçao? mesmo estando coreeta com a documentaçao , é q sei laa eu sou insegura msm :) Obg , e mais uma vez parabens pelo site :)

    • Melissa,

      Tanto a entrevista quantoa imigração ébem cheia de mitos e o que , de fato , é real também difícil de prever.
      Ja vi gente com a documentação em dia tendo o visto negado (motivo desconhecido) e gente que não tinha nada de comprovação e ter o visto aprovado.
      Os critérios são desconhecidos e dificilmente o conheceremos. Por este motivo tanto na imigração, quanto na entrevista seja o mais trasnparetente possivel e responda somente o que te perguntarem . A gente tem mania de querer justificar tudo e os americanso são muito objetivos.

      Leve todos os documentos que v. possua que te dê condições de comprovar seus vínculos com o Brasil, especialmente o da UNiversidade dizendo que v. está matriculada e frequentando as aulas.

      Boa Sorte!

  56. Olá Lidiane,

    eu gostaria de ir para Califórnia em novembro, conheci um rapaz aqui no Brasil e ele mora lá, estamos namorado e ele já veio algumas vezes me visitar, mas agora eu gostaria de ir pra lá conhecer a família dele, mas tenho medo de não conseguir tirar o meu visto pois não tenho bens no meu nome, minha mãe tem casa própria mas está no nome do meu padastro e eu nem moro com eles, não tenho carro em meu nome, e minha conta bancária não é tão gorda assim. Eu tenho um emprego fixo e estou estudando atualmente, também enfim, seria só para ficar 15 dias por lá mesmo. o que você me diz sobre isso, ou me aconselha a fazer.

    Obrigada!
    Beijos.

    • Andressa

      Solicite uma carta do seu trabalho e da universidade.

      Este são os vínculos mais fortes que v. pode comprovar. A conta bancária nem sempre é solicitado, inclusive muita gente vai aos EUA subsidiado por alguém.

      Boa sorte,

  57. Olá, muito bom seu site, sempre estou acessando e divulgando-o
    Tenho uma duvida sobre visto americano. Minha entrevista é em Dez dias. Vou pedir o visto com meu pai para turismo, pretendemos ficar 8 dias em Nova Iorque. Tenho 24 anos, Curso faculdade, estou no 3º ano, porem ja trabalho registrado ha 3 anos, com uma renda de R$ 1.400 registrado e R$ 400 em outra escola sem ser registrado (claro, com recibos que comprovam). Meu pai tem 2 casas e um carro, ambos em meu nome. Como ja disse, meu Pai vai tirar comigo, a renda dele é de R$ 6.200, porem a casa esta no meu nome e nao na dele. Ele declara Imposto de Renda, e esta neste emprego a mais de 3 anos, no ultimo permaneceu por dez. Ele ja viajou a trabalho por vários paises da America Latina. Minha duvida é se o meu caso é facil ou dificil para conseguir o visto? Obrigado =)

    • Juninho,

      É impossível eu mensurar se é facil ou dificil obter o visto, porque como já contei nos outros comentários os critérios para concessão de visto são desconhecidos.

      O que eu costumo sugerir é que vs tenham em mãos o maior no. possível de documentos que comprove o vínculo com o país.
      Portanto peça declaração de universidade, trabalho, leve IR, extrato bancário, carteira de trabalho, certdiao de casamento, documentos qu ecomprove posse de bens.
      Tudo isso vai ajudar bastante ao Consul que terá evidências de que pretendem voltar ao Brasil.

      Boa sorte!

  58. Lidiane, boa noite !

    Estou com algumas duvidas e gostaria da sua ajuda. hoje comprei um pacote para 12 dias na Disney, em uma agencia credenciada, onde iremos passar o meu aniversário e o Natal ( de 15/12 a 26/12 em Orlando.
    Eu ja tive o visto negado em 2007, pois cometi a besteira de dizer que ia para os EUA conhecer as igrejas gospel que existe la, e naquela epoca os papos de bin laden, terrorismo foi fator fundamental para negarem minha entrada. Porém minha esposa, ela com 15 anos, teve visto e foi para a Disney sem maiores problemas ( pai dela custeou) isso há 17 anos atras.
    Eu sou professor,trabalho num colegio particular, tenho renda porém sou isento de IR, uma vez que minha renda declarada não alcança o TETO. Minha esposa também é professora, e é isenta. Moramos de ALuguel, ambos tem mais de 02 anos nas escolas que trabalhamos, possuimos financiamentos do carro aqui no brasil, temos uma moto quitada e gostaria muito da sua ajuda.

    • Wagner,

      Como eu sempre digo…Devemos responder somente o necessário nas entrevistas. Quando perguntado motivo da viagem a resposat deve ser seca: turismo!
      Ponto final.
      Mas acho que isso v. já aprendeu, certo? rs
      Bem…O fato de já ter tido o visto negado , de fato, chama a atenção das autoridades, porém não é impossível.
      Como nos comentários abaixo, asssegure-se de ter o maior no. possível de documentos que comprove seu vínculo com a escola, extratos bancários, certidão de casamento e todos os comprovantes de bens.

      Boa Sorte

  59. Oi, Lidi, tudo bem? Pretendo tirar o visto americano (para turismo) em breve juntamente com meu marido, mas fico muito insegura pelo fato de eu não estar trabalhando no momento,e não possuir nenhuma propriedade em meu nome, ou seja, sou dependente do meu marido e ele é quem vai custear a nossa viagem. Você acha que isso é um empecilho? Muito obrigada! Beijo

    • Sugiro que vs. agendem junto a entrevista. Creio que exista esta possibilidade, exatamente para o caso onde um dos conjuges seja dependente do outro.

  60. Olá, estou querendo tirar o visto e estou com problemas para provar meu vinculo com o brasil.
    Estou indo visitar um casal de amigos que vive em Ny. Não sei como provar pois a unica coisa q tenho em meu nome é a minha empresa de fotografia que abri a 6 meses (tenho ela a mais tempo mas só registrei ela a 6 meses pq trabalhava como autônomo) e tbm faço faculdade de engenharia civil (4º período) e não declaro imposto de renda. Como devo fazer neste caso. Desde já muito Obrigado.

    • Filipe,

      Lá no post eu falo um pouco sobre a carta convite que seus amigos podem providenciar para você. Dá uma olhada, me parece uma boa alternativa para o seu caso.

      Abs,

  61. Oi Lidiane,boa tarde.
    Estou com uma grande dúvida em relação ao visto,nunca fui para os EUA,mas agora estou querendo passar férias lá.
    Porem não trabalho,mas tenho muita condição financeira,tenho uma grande quantia no banco onde quando preciso saco somente um pouco do juro, tenho casas em meu nome onde alugo e tenho 2 carros de volores bem consideraveis.
    Então qual a sua dica para mim ter meu visto aprovado , ja que não vou ter um vinculo com emprego? Ha estou indo para levar minhas duas filhas e tambem não sou casada. Obrigada.

    • Juçara,

      Os seus bens podem justificar um bom motivo para o retorno. Mas sugiro que v. tenha outros documentos que te ajudem comprovar que v. tem residência fixa, por exemplo ou que comprove os meios que te permitem ter uma conta tão vultosa.

      Boa sorte.

  62. Olá, tudo bom? estou para tentar o visto para os EUA. Não tenho nada em meu nome a não ser uma empresa que registrei a uns 6 meses e faço faculdade. Por nao declarar imposto de renda será que vou ter o visto negado? Vou visitar uns casal de amigos lá e vou com minha irmã e com o marido dela que é vereador. Se tiver alguma dica que possa me ajudar. Obrigado

  63. Olá Lidiane, primeiramente parabéns pelo blog, esta me ajudando muito.

    Preciso da sua ajuda!!!

    Pretendo viajar nas minhas férias de setembro/2013 para Nova York. Estava tudo muito tranquilo,casada, residência própria (esta no nome do meu marido), emprego fixo (9 meses) em uma empresa de grande porte, renda mensal de 4.8K e cursando pós graduação.

    Porém, minha mãe que tem emprego fixo, mas com baixa renda, sem residênsia própria (o contrato de aluguel esta no meu nome). Pediu para tirar o visto junto comigo, para alegar no consulado que esta ganhando uma viagem para Disney de mim.

    Se eu alegar que nas minhas férias estaremos viajando juntos (eu, minha mãe e meu marido), para a disney. você acha que é possivel ser aprovado o visto?

    Nesse caso, seria mais aconselhavél pagar um despachante para preencher o formulário de solicitação?

    OBS: Meu marido já tem o visto.

    Desde já, muito obrigada.

    Abraços,
    Gizeli

    • Oi Gizeli,

      É recomendável que sua mãe vá contigo. Embora não haja garantia de concessão, certamente as chance são maiores.
      Sobre o despachante eu acho que só vale a pena se v. não souber nadinha de Ingles, se não é bem tranquilo.

      Boa sorte.

      • Muito obrigada pelo retorno! !!

        Só mais uma dúvida. Devo informar que vou para orlando ou Miami???

        Abraços,
        Gizeli

  64. Boa noite Lidiane, meu nome e Hercules eu sou taxista, eu e minha esposa estamos querendo viajar em setembro agora de 2013 e estamos meio nervosos quanto ao visto, vamos la, em primeiro lugar pra minha esposa vai ser tranquilo pois ela ja teve o visto quando era mais nova, ela e bolsista da UERJ e tem conta bancaria a varios anos e recebe por essa conta, o meu caso e mais complicado, sou taxista, nunca declarei imposto de renda e nao tenho nada no meu nome, tipo carro e imovel, trabalho no taxi do meu pai, e nem tenho conta no banco ainda, vamos com nossa filinha de dois anos e com meus sogros, que ja tem o visto, inclusive foram ano passado para las vegas, alguns amigos me disseram que uma declaracao da minha cooperativa dizendo que presto servico a tantos anos, que ganho tanto e etc me ajudara, o que vc acha da nossa situacao???? nos moramos no apartamento do meu sogro. E lembrando mais uma coisa, a minha esposa tem um congresso no Japao, no dia 19 de setembro, vamos para o Japao, ficaremos uma semana la e de la iremos pros estados unidos, o que vc acha da nossa situacao???? ta muito ruim???? o que vc pode nos acrescentar????? Desde ja grato Hercules Junior

  65. Galera, vou começar a preencher meu fórmulario na terça-feira. E preciso tirar uma dúvida que tenho a “tempos, rsrs. Então, minha a vó também vai fazer o visto, como ela tem mais de 66 anos, ela é insenta da entrevista, certo? Sei que tenho que preencher um fórmulario pra mim outro pra ela, Mas vou ter que colocar ela no mesmo fórmulario que o meu onde diz “tem mais pessoas viajando com voce”, certo? E no dela tamb´me?

  66. Oi! Estou com uma dúvida..
    Não declarei o IR porque o que recebi em 2012 foi um pouco menos do valor mínimo pra obrigatoriedade da declaração do IR. Trabalho em banco faz 1 ano e 4 meses. Enfim, o fato de eu não ter declarado (mesmo não sendo obrigatório no meu caso) pode me prejudicar em conseguir o visto? Tenho comigo o papel que o banco nos dá com todos os valores que recebemos no ano anterior para apresentarmos no IR..esse papel pode ajudar em algo?
    Obrigado!

  67. Olá, possuo 5 anos de empresa carteira assinada, curso faculdade mas não tenho uma grande renda anual, será que minhas chances são boas? Mesmo não sendo obrigado, sempre declaro imposto de renda. Grato.

  68. Olá!Algumas dúvidas….preenchendo meu formulário e de meu marido algumas perguntas que seguem são diferentes, por exemplo:no meu não fui questionada a responder onde estudei e lugares que já viajei, no dele sim, isto é normal?O mesmo aconteceu com o dos meus sogros, o dela está como o meu e o dele como do meu marido…Outra coisa, como declarar local em que trabalho, pois além de trabalhar em uma empresa privada, tenho minha própria empresa.
    Grata pela atenção!

  69. Ola, quando vou adicionar um membro da minha familia aparece ” Há problemas com os seguintes campos: Erro ao criar solicitante.” O que eu faço?

  70. Oi – serei bem direto, estou com muito medo!!!!! Em 2012 (sistema antigo) tive meu visto negado – sem saber o motivo. Sexta tentarei novamente, visto de turismo.
    Hoje, tenho 27 anos, faço faculdade ( 2 ano no curso de nutriçao), tenho empresa aberta ( cerca de 6 meses, ainda nao tem rendimento pois a loja ainda nao foi inaugurada, esta em reforma – isso é problema??) tenho carro, uma grana na poupanca (vendi meu apt para abrir a loja, como tudo isso foi no começo do ano, nao declarei IR, e agora??)
    Tenho extratos bancarios.
    Porem meu pior medo, a viagem sera um presente do meu pai, fiz a carta de custeio, o rendimento dele é cerca de 8 mil mensais, tenho uma cotação da CVC.
    Levarei todos os docs, voce axa que pode ser negado??

  71. Hola, eu tenho uma duvida ! eu tenho 15 anos e desde ja quero mora fora do brasil, (nova york) sei lá , queria sabe com quantos anos no minimo uma pessoas pode viajar pra fora do brasil, no meu caso eu quero ir para morar , oque é necessário pra mim pode ta indo mora lá?

    • ME RESPONDE POR FAVOR LIDIANE

      • Evelly,

        Infelizmente não posso te ajudar com dicas de imigração.

        Abs

  72. Ola boa tarde estou em duvidas, tenho 3 imoveis, para pode ir tentar o visto e so eu levar as escrituras dos imoveis, ou tem outro documento que levo para provar q o imovel e meu ??

    • Paulo,

      A escritura é o bastante. Sobre demais documentos, especifico alguns no corpo do texto.
      Abs,

      Lidiane

  73. Posso falar que minha mãe esta indo comigo, para ajudar na compra do enxoval do bebê? Embora ainda não esteja grávida, sei que o preço dessas coisas é muito em conta em Miami. Fica chato falar que estou indo para fazer compras?

    obrigada!

  74. Lidi boa noite ! Preciso de sua opinião !
    Eu e meu marido vamos para a Disney em dezembro! Temos 33 anos ambos e somando nossas rendas ganhamos 4.500,00 juntos! Declarei o imposto de renda deste ano (apesar de nao alcancar o teto e ser isenta) com valor de 24.000 e meu marido tb…. Nas declarações foram declaradas tb valores que temos em mãos pra viagem de 20.000,00 em poder dele e mais 10.000,00 em meu poder. Eu já tive visto quando tinha 15 anos e meu marido foi negado em 2008 . Hoje temos no Brasil um carro, 01 moto , moramos de aluguel, mas temos nosso emprego fixo e nossos diretores das escolas pois somos professores, nos deu uma carta dizendo que trabalhamos e que vamos viajar nas nossas ferias . A agencia nos orientou a falar que vamos para NY ao invés da Disney…. Dizer que vamos para Orlando não seria melhor ? Já compramos as passagens e o hotel…. No ds-160 devo colocar que já compramos ou eles podem pensar que fomos topetudos demais se nem visto temos ainda ?. O que você pode nos orientar neste aspecto ? Parabéns pelo blog…. Beijos! Maria Carolina

  75. OLá, Lidiane tenho várias dúvidas, eu trabalho em uma empresa a 2 anos, mas meu salário é de 1.000,00, tenho 23 anos, não declaro IR pq meu salário é baixo, eu faço ADM de Empresa em uma faculdade me formo ano que vem, minha renda é baixa vc acha que eu consiga a tirar visto ? quero tira-lo este ano, pretendo ir para E.U.A ano que vem, tem algum problema tirar este ano e ir no outro,vou para turismo, estou pensando em ir para Miami,eu só tenho uma moto no meu nome, desde ja agradeço.

    • O visto tem validade de 10 anos, portanto quanto antes v. providenciar, melhor.

      Abs

  76. Sua mensagem…

  77. Olá, pretendo ir pra disney com minha escola de ingles em janeiro do ano que vem,vou com um grupo. Minha mae trabalha como autônoma mas nao declara isso no imposto de renda ela declara que nao trabalha que tipo, vive do salario do meu pai MAS como pedem extrato bancario ela esta com medo de me negarem o visto, isso pode acontecer?

  78. reformulei o que ja havia mandado me desculpe, então lidiane,Tenho 16 anos e pretendo ir pra disney com a minha escola de ingles em janeiro do ano que vem (terei 17 anos em janeiro ),vou com um grupo de amigos (minha mae nao vai ). Minha mae trabalha como autônoma mas nao declara isso no imposto de renda ela declara que nao trabalha que tipo, vive do salario do meu pai. ela me disse que pedem extrato bancario e ai vao ver que entra dinheiro na conta dela e vao querer saber da onde esse dinheiro vem, ela esta com medo de me negarem o visto, isso pode acontecer?

    • Victoria,

      Pelo fato de sua mãe não declarar IR não tem o menor problema, isso é um problema da sua mãe com a Receita Federal e estamos falando de entidades norte americanas. Fique tranquila. Neste caso o que pesar um pouco é o fato de nem você e nem sua mãe ter fortes vinculos no Brasil. Por outro lado o fato de v estar indo cm sua escola , que ja deve ter tradição neste tipo de viagem é uma garantia a mais.

      Boa sorte!

  79. Lidiane, boa noite.

    Eu e meu marido estamos com passagens compradas para Miami para 2014 e um cruzeiro saindo de Miami também comprado. Vamos agendar na próxima semana a entrevista para o visto.
    Temos um financiamento imobiliário na Caixa, ambos com carteira assinada e declaração de IR.
    O contrato de financiamento pode ser utilizado para comprovar vinculo com o Brasil?
    Estou muito apreensiva.

    • Adriana,

      Com certeza sim. Peça também uma carta de domicilio profissional na sua empresa ( e de seu marido). Todas estas formalidades ajudam no momento da entrevista, se for necessário apresentar. Muitas vezes não é.

      Boa sorte!

  80. LIDIANE, MAS O CONSUL VAI PERGUNTAR PRA ONDE IREI, EU NEM SEI SE VOU O ANO QUE VEM PARA EUA OU EM 2015, PRESENTE DOS MEUS PAIS , PELA MINHA GRADUAÇÃO.ENTÃO NÃO TEM PROBLEMA DE TIRAR O VISTO ?

    • Não. Mas eu acho interessante você já ter algum lugar em mente , por exemplo, Miami. Pois ele precisa de uma diretriz. Afinal se v. disser que vai fazer turismo onde o turismo não é muito difundido ele pode querer te questionarmais a respeito.
      Portanto tem de have coerênica nas respostas, mas NUNCA responsa mais do que ele pergunta. Eu tenho quase certeza que a maioria dos vistos negados são pessoas que tentam justificar o que vão fazer lá. Quando perguntar, motivo da viagem , seja suscinto : Turismo! E ponto final. Se ele quiser saber mais vai te perguntar. Não precisa detalhar que v. vai só em 2015.

  81. Lidiane,

    Estou renovando meu visto e tem uma pergunta : se já tirei todas as minhas 10 digitais? Minha última renovação foi em jun/2008, e nào me lembro!Outra duvida existe algum campo em que eu possa renovar a familia toda eu , minha esposa e filha

    • Oi Marcus,

      A respeito das suas digitais eu creio que sim. Faz parte do processo. Para renovação é recomendado agendar o da família junto, sim. Mas cada processo deve ser feito separadamente.

  82. LIDIANE, MEU PASSAPORTE VAI VENCER ESTE ANO, VOU IR ATRAS DE PREENCHER O FORMULARIO NO MÊS DE SETEMBRO,QUANTO TEMPO DEMORA PARA ME CHAMAR PARA FAZER A ENTREVISTA?, E SE QUANDO EU FOR CHAMADO PARA A ENTREVISTTA O PASSAPORTE ESTIVER VENCIDO,O QUE DEVO FAZER ?

    • Você só pode se aplicar ao visto se tiver um apassaporte com ao menos 6 meses de validade. Recomendo fortemente que v. primeiro renove o passaporte e só depois de ter io novo número se aplique ao visto.

  83. Oi boa noite! Quero muito ir pra Miami e orlando passar 7dias por lá para conhecer, mais to meio receosa com visto pois não trabalho mais sou casada e vou com meu marido ela declara imposto de renda no valor de 2500 reais ! Ele tem casa e carro no nome dele. E trabalha de carteira assinada..mais eu não ganho nada ! Quais as chances de conseguirmos o visto??? Porfavor me ajuda?

  84. Olá Lidiane, parabéns pelo site, ótimo conteúdo!
    Li vários comentários seus, de grande ajuda, e tenho mais algumas dúvidas para complementar.
    Em primeiro lugar, pretendo ir com minha esposa para NY em novembro por 15 dias.
    Já temos as passagens (aproveitei uma promoção da TAM…). No DS160 é perguntado o voo de chegada e de saída. Devo inserir essas informações ou o Consulado pode considerar mal intencionada a compra com tamanha antecedência?
    A estadia pretendemos pegar pela CVC, temos quotas lá, presente de casamento. É favorável ter o contrato de reserva da CVC (contato e endereço do hotel…) na entrevista? Ou apenas um extrato das quotas…
    Mudando de assunto, é razoável pedir um visto B1 também? Nosso objetivo imediato é puramente turismo, mas como trabalho com tecnologia o B1 pode vir a calhar mais além…
    Eu e minha esposa temos bons salários, carteira assinada + carta dos empregadores, eu tenho um comprovante de matrícula de mestrado… Só não temos bens nem carro. Moramos de aluguel. Nosso IR é basicamente nossa renda, nada de bens. Devo me preocupar com isso?
    Um abraço, muito obrigado pela ajuda!

    • Marco,

      Sem problemas colocar as datas dos vôos. O Consulado não se impressiona com o fato de v. ter ou não as passagens. Se eles entenderem que v. está mal intecncionado vai negar o visto de qquer maneira. Se v. já tem endereço do hotel, pode mencionar também. Tudo deve ser bem transparente.
      Agora não caia no erro de pedir um visto de negócios quando o objetivo é turismo. Os vistos de negócios, normalmente vem acompanhado de uma carta custeio da empresa e se v. não possui-la, mas tiver solicitado o B1, pode complicar, mesmo.
      Portanto neste momento preocupe-se somente com o visto de turismo. Tendo uma vez o visto concedido, a solicitação de outras modalidades é muito mais tranquila.
      Abs,

      Lidiane

      • Olá Lidiane, obrigado pela resposta.
        Mas você acha que colocar os voos (o DS 160 pergunta o próprio número dos voos) é algo positivo ou negativo na minha avaliação? Se for ruim ou indiferente, nem coloco, menos informação para confundir. Já vi comentários que dizem que o Consulado não gosta quando apresentamos as passagens compradas, mesmo que na minha opinião seja algo positivo…
        Minhas intenções de turismo são legítimas.
        Sobre o visto de B1, seria apenas para aproveitar a ida, mas de fato prefiro não arriscar o visto B2 que preciso.
        Um abraço.

  85. Olá Lidiane Spinola! Minha situação é a seguinte: sou estudante de medicina de uma universidade pública em Pernambuco e queria fazer um desses cursos de inglês de 2 meses nos EUA. Acredito que poderia ter uns 8 mil reis para esses 2 meses fora as passagens aéreas. Porém, não trabalho, logo não tenho como declarar renda. Quanto a hospedagem lá meu primo conhece uma pessoas lá que poderia me receber e eu pagar algo mais barato em relação a moradia, segundo ele, e quanto a escola ainda não sei qual seria a mais em conta, mas a mulher dele, que americana, disse que poderia ver algumas pra mim. Dai minha dúvida é: se com esse valor e essa situação eu consiguiria o visto no consulado de Recife. Qual o lugar mais barato para mim ir? Desde já grande abraço

    • André,

      Se v. vai para estudar, a própria escola pode te orientar. Parece que existe uma carga horária mínima de estudos para que v. entre com um visto de turismo. Acima desta carga horária você deverá solicitar um visto de estudos.
      O primeiro passo para estes casos é contatar a escola ou agência que poderá te orientar quanto ao tipo de visto que será necessário. Abs.

  86. Lidiane bom dia!

    Eu tenho uma dúvida, trabalho em uma empresa aérea e a mesma me deu uma carta solicitando ao consulado americano que me concedesse o visto B1, então no preechimento da minha ficha DS 160 eu vou solicitar o Visto B1 e B2 que é o visto de negocio/turismo, só que minha dúvida é o seguinte no preenchimento da ficha DS 160 da minha esposa eu posso colocar o tipo de visto B1 e B2 para ela também, mas ela não tem a carta que eu recebi da Trip Linhas aéreas até porque ela não trabalha na Trip então no caso dela ponho apenas B2 Turismo?
    Só que estou solicitando a principio o meu visto e da minha esposa para turismo, para passear sabe, porém a empresa que eu trabalho tem interesse que eu receba o visto de negocios também pois sempre precisa que mecânicos vá aos Estados Unidos acompanhar voos sabe, por isso motivo que vou aproveitar para tirar o B1 e B2.
    Posso colocar no meu B1 e B2 e no da minha esposa B2, dá algum galho de eu ou minha esposa não receber o visto, ou você me aconselha a apenas nos dois preenchimento DS160 colocar B2.
    Se dê amiga me dá um toque que eu retorno para você.

    (31)88951948

    • Junior,

      O B1/B2 deve ser solicitado somente para você. Pois v. possui uma carta custeio que normalmente é o que mais importa ao Consulado. 98% de chances de v. não ter qualquer problema com a emissão de seu visto. Já para sua esposa v. deve solicitar SOMENTE o B2. E o que v. pode checar com a sua empresa é se eles podem emitir uma carta dizendo que ela vai te acompanhar a uma viagem de negócios. Desta maneira, facilita muito a obtenção de visto para ela tb.

      Abs,

      Lidiane

  87. Olá! Nossa ficaria grata se vc me respondesse a mensagem assina que lhe enviei, pois estou aflita em tirar o visto! Fico grata se me responder! Minha pergunta esta dois post acima!

  88. Bom vou colocar aqui de novo como esta minha situação! Não trabalho, não estudo, mais sou casada no civil e tenho uma casa no meu nome junto com meu marido! Meu marido declara imposto de renda no valor de 2500 reais! Bom o que eu gostaria de saber de vc é oque eu coloco na hora defazer o formulário ? Meu marido tbém vai viajar comigo…oque faço me ajude porfavor to uma pilha nervos! Fico agrata se me responder!

    • Jucianny,

      O seu caso é muito parecido com outros que já respondi aqui, vide comentários anteriores. Você deve colocar no formulário sempre a situação real.
      Se v. vai com seu marido deve colocar que vai como convidada dele e que le financiará sua viagem.
      A certidão de casamento funciona como um documento importante para a comprovação, bem como a escritura da casa.
      Infelizmente nunca sabemos qual será o parecer do Consul, aqui eu tento somente orientar com base naquilo que já conheço.

      Obrigada

  89. Lidiane, primeiramente parabéns pelo site, muito informativo.

    Vamos ao meu caso. Sou casada (desde março/2013), trabalho na mesma empresa a exatos 2 anos (porém sempre fui PJ e desde 01 de março fui registrada).
    Meu marido começou a trabalhar na mesma empresa que eu registrado no início de Maio e temos uma conta conjunta com um pouco de dinheiro.
    No dia 16 de maio tivemos nosso visto rejeitado.

    Ganhei um apartamento da minha mãe recentemente (depois do visto ser negado) e iniciamos a faculdade que já estava programada para iniciar.

    Vamos tentar novamente em Agosto, pelo seu conhecimento, você acha que agora conseguiremos?

    Obrigada

    • Gabriella,

      É muito difícil opinar. As condições que vs apresentam são boas, mas o fato de ter o visto negado uam vez pode acender o botão alerta das autoridades.
      O que posso recomendar é que v. esteja munida de toda documentação possível e seja muito suscinta em suas respostas. Não busque justificar muito os motivos da viagem.
      Seja discreta e direta.
      Sempre cito a pergunta qual o motivo de sua viagem? O pessoal costuma dar muito detalhe e se prejudica extatamente ai.
      Quando abordada sobre este tema responda apenas : Turismo!
      Se ele quiser mais info vai te perguntar. Mas vá preparada para ser bastante questionada.
      Normalmente quem teve visto negado uma vez, encontra maiores dificuldades na entrevista, no entanto é completamente possível a concessão.

      Abs,

  90. Bom dia Lidiane!!

    Continuo apreciando o seu site, parabéns.

    Tenho uma dúvida, você que o DS-160 deve ser entregue até 48 horas da entrevista, essa entrevista seria no consulado ou no CASV, quantas horas antes de ir ao CASV posso enviar o DS-160.

    Obrigada!!

  91. A minha pergunta sumiu…

    Por favor me ajude.

    Quanto tempo antes de ir ao CASV posso enviar o DS-160?

    Obrigada!!

    • Oi Valéria,

      Qunato antes v. enviar , melhor. No entanto 48 horas são o suficiente.

      Abs

  92. Lidiane,

    Estou com viagem marcada para ir este ano aos EUA. Já possuo visto, mas minha esposa não.
    Ela é funcionária pública e ganha em torno de R$ 1.500,00. Por isso vou fazer uma carta de custeio dizendo que eu pagarei a viagem para ela.
    Tenho algumas dívidas relativas a tributos em aberto que estou pagando. Isso pode atrapalhar em algo o visto da minha esposa?
    Ela levará documentos de propriedades em meu nome, certidão de casamento, extrato bancário, etc.

  93. Ola Lidiane,adorei a sua página,parabéns pela sua dedicação em
    tirar as nossas duvidas!
    A minha duvida é a seguinte,fui convidada para trabalhar na EUA,cuidar de uma criança e da casa,a moça que me convidou é casada com um Brasileiro!
    Eu não sei qual tipo de visto tirar,tava pensando em tirar o de turismo,

  94. Ola Lidiane,adorei a sua página,parabéns pela sua dedicação em
    tirar as nossas duvidas!
    A minha duvida é a seguinte,fui convidada para trabalhar na EUA,cuidar de uma criança e da casa,a moça que me convidou é casada com um Brasileiro!
    Eu não sei qual tipo de visto tirar,tava pensando em tirar o de turismo,pois pretendo fazer uma experiência para ver se da certo,caso dê tem como eu renovar o visto? E assim,eu trabalho aqui no Brasil,só que vou sair do trabalho para poder ir! E eu não tenho não tenho bens aqui em meu nome!
    O que você me sugere fazer?

    Obrigada,aguardo resposta! Bjs

  95. Olá Lidiane, mto obrigado pelas respostas, estão sendo de grande avalia.
    Minha irmã e seu mario e filhos. vou tentar o visto tbm e gostaria de saber se posso agendar a entrevista junto com eles. Obrigado

  96. Olá Lidiane. tenho 33 anos e morei de 2002 a 2011 no EUA e de volta ao Brasil no fim deste ano termino um curso que tenho opção de fazer um estágio de 1 mês em LA e em seguida gostaria de fazer um curso de 1 ano(o curso será pago integralmente antes da entrevista) na mesma área,agora o fato de ter morado um tempo ilegal,ter carteira de habilitação poderia dificultar,eu sei,mas tenho como comprovar condições de me manter,além de meus pais serem meu sponsor,tenho ap,carro e uma grana na minha conta suficiente pra me manter com as despesas durante 1 ano e ainda posso ter uma carta de uma amiga da minha mãe cidadã,esposa de cidadão, que poderia me receber.Eu tenho também declarado o IR apesar de não estar trabalhando,ultimamente só estou estudando.Meus pais tem acima de 70 anos e a primeira vez tiramos os nossos vistos juntos e pretendemos renová-los juntos novamente,eles são aposentado tem carros 2 apartamentos e 1 casa,além da aposentadoria em torno de 6mil juntos.Quais são os cuidados diante da minha situação e documentação,e é recomendável tirar junto com meus pais?

  97. OLA! Lidiane tenho vontade de trabalhar nos EUA, é possível ir para la a procura ? E se eu for como turista e la encontrar, eles aceitariam minha permanência ? desde já agradeço.

  98. Bom dia Lidiane, aqui vai minha dúvida, eu trabalhei durante 4 anos e meio, porém sai da empresa agora faz menos de 1 mês, o que devo falar na entrevista, ou o entrevistador pode desfavorecer meu visto por conta desta informação? o que devo fazer?

  99. Olá Lidiane!
    Nao encontrei a minha duvida nos comentários acima por isso resolvi postar…
    É a primeira vez q vou solicitar o visto americano para turismo. No seu texto apareceu uma coisa nova para mim… No momento que o visto é concedido o passaporte fica retido no consulado e eles enviarao pelos correios, é isso mesmo?
    Parabéns pelo blog!!!! É uma ajuda maravilhosa para nós que viajamos com pouco cindindo.

    • Oi Danielle,

      Obrigada por escrever. Sim. O passaporte fica retido para que o selo do Visto seja colado. Para isto faz-se necessário levar dinheiro em espécie.
      Normalmente ele é devolvido após 7 dias úteis.

      Abs,

      Lidiane

  100. ola boa tarde , to agilizando as papeladas para o visto de turista , tenho 28 estou fazendo curso técnico termino fim do ano tenho a declaração , trabalho como autônomo em uma academia mais sem carteira assinada mais consigo a declaração q trabalho lá preciso colocar quanto ganho ? media salarial de 1500 mês não declaro imposto de renda sou isento, não tenho nada mais no meu nome, meus pais tem 4 casas e meu pai e aposentado temos carro , mais nada em meu nome , eu ganhei uma viagem da minha namorada para miami ela ja tem visto foi varias vezes eu tenho q colocar meu pai como q vai bancar a viagem? mesmo q nao sendo ele ? tenho chances de conseguir o visto
    grato adorei o blog ! parabens

  101. Boa noite Lidiane, minha grande dúvida é que o que preencher no campo quem bancará minha viagem, pois minha situação é assim: trabalho em uma empresa há 08 anos e ocupo a função de gerente financeiro. Declarei no meu IR o que ganho em contracheque, R$ 2.841,39. Porém, recebo um gratificação mensal no valor de R$ 2.600,00 (que é depositado também em minha conta), vivo em união estável em um apartamento cedido por minha mãe. Ela é funcionária federal. Meu marido possui uma microempresa. Os veículos que temos, são em nome desta empresa e ele possui imóvel no nome dele. O pró-labore que ele retira é em torno de R$ 4.000,00. A mãe dele também é funcionária pública e tem um boa aplicação financeira. Pretendemos viajar em jan 2014 – eu, ele e meu filho de 05 anos. Devemos declarar que somos nós ou os nossos pais bancando a viagem?

  102. Boa Tarde Lidiane, gostaria que você retirasse uma dúvida, meu e eu estamos planejando uma viajem para EUA, só que ele sendo autônomo não possui comprovante de renda e nao faz a declaração de imposto anual. como é possível ele conseguir o visto sem mais problemas?

  103. Olá Lidiane,primeiramente,um prazer em conhecê-la,gostaria de esclarecer uma dúvida,estou com problemas de restrição no CPF,SPC e SERASA,mas tenho um emprego,onde trabalho concursado,tenho declaração de IR e tudo mais,o fato de estar com restrição no CPF pode me atrapalhar na obtenção do meu visto?Obrigado desde já pela ajuda!!!

  104. Lidiane,
    Parabéns pelo blog, muito bom!

    Minha dúvida, eu tenho 29 anos e estou indo para Flórida passar um mes na casa de uma amiga que reside lá legalmente (brasileira) há 10 anos.
    O fato é que eu não estou trabalhando neste momento, estou desempregado, tenho medo que isso impessa, apesar de ter uma casa em meu nome, estar matriculado até o final do ano num curso de Inglez e ter minha mãe dependente de mim (informal) o que eu faço para conseguir o visto estando desempregado?
    Obrigado!

  105. oi Lidiane, nunca pedi visto; por isso nao entendi oq a senhora postou… tem algun jeito de pegar o visto a mao.. sem esse tosso de manda formulario e perguntas…sou menor de 16 e vou sosinho tenho uma amiga q ira me acolher”!!!

  106. Olá Lidiane.

    Ótimas dicas !

    Meu namorado trabalha apenas 3 meses na empresa.
    Isso pode prejudica-lo ?

    Tks, Val

  107. Oi Lidiane, seu blog é o máximo…congratulations!
    Vou aproveitar e tirar duas dúvidas, preciso preencher meu DS-60 mas tenho problemas na minha documentação. Fui casada e ainda não houve o divórcio legal, e já não moro com meu “marido”. Como faço na hora de preencher o formulário? E tenho uma pessoa que vai me esperar nos EUA quando eu chegar, informo isso na entrevista ou não? Melhor deixar essa informação para a imigração na América ou não dou nunca essa informação?
    Obrigada!

  108. ola lidiane sou empregada domestica nao tenho casa propia ,tenho uma pequena quantia guardada no banco ,a pouco recebir um convite de uma amiga que mora em Miami para eu visita la ,se eu pedir um visto ele pode ser negado por conta da minha profisão ?

  109. Olá Lidiane!
    Estou com uma dúvida do que devo responder na minha entrevista pro visto,pois quero ir pra residir lá no exterior e tbm vão comigo meu marido,que tbm passará por essa entrevista e meus dois filhos menores de 3 e 5 anos!O que devo responder que estamos indo fazer lá?Quais são nossas chances pra conseguir o visto?

    Obrigada!

  110. Olá Lidiane!Eu tenho algumas dúvidas em relação ao visto.Eu gostaria de viajar com a minha filha por 15 dias para a Flórida nas férias de inverno, agora em julho. Eu sou cabeleireira autônoma, presto serviços em uma estética desde fevereiro desse ano e não declaro ir. Já passou do prazo para pagar, mas se eu pagar a multa e declarar referente ao ano passado um valor sob 2mil mensais, será que facilitaria na hora de fazer o visto. E o fato de eu ter uma autorização para viagem da minha filha de 12 anos, de somente 45 dias ajuda em alguma coisa, ou indiferente uma autorização de viagem de 45 dias ou de 2 anos. Aguardo teu retorno. Obrigada.

  111. ola boa tarde, estou com uma duvida , eu tenho bens e meu salario e na faixa de 700 reais, mas sou autonomo, como fazer? e preciso declara imposto ?? e mais dificil para consiguir o visto, aguardo um retorno

  112. Querida,bom dia!
    Eu e meu esposo desejamos ir ao consulado tirar o visto,ele e taxista e eu cantora evangelica,tenho cd gravado e ja preparando novo cd,e temos imoveis,carro,casas de aluguel,nossa casa própria tambem,falamos inglês,o meu trabalho é cantar em congressos e eventos de igreja,tenho pastores amigos que moram la e cuidam de igrejas brasileiras,desejo cantar la quando eu for,qual tipo de visto vc acha ser correto pra nós dois?Me dê algumas dicas.Desde de já agradeço sua atenção.

  113. Boa tarde, eu já tenho visto americano e gostaria de viajar na companhia de uma amiga, meu marido e eu que vamos presenteá-la com as passagens e estadia. Els trabalha num projeto de comunicação social, ganha um salário e meio, mas tem apartamento próprio na CDHU. Será que ela consegue o visto.vamos ficar 15 dias em Nova York

  114. Esposa e filhos eles aceitam como vinculo com o brasil.

  115. Tenho um namorado e preciso ir pra lá ver ele o quanto antes possivel meu passaporte estara pronto depois do meu aniverssario quando faço 18 anos dias 2 de agosto, irei solicitar o visto b2 minha pergunta é:

    É mais fácil eu conseguir o visto dando o endereço da casa do meu namorado com ou sem carta anfitria dizendo que é só um amigo que vai me mostras as cidades como maine e nova york porque uma vez mostrei o brasil pra ele e ”trocamos intercambio”

    ou é mais fácil eu reservar um hotel qualquer e dizer que vou conhecer nova york, viajar e fazer compras?

    ireideclarando impostos de renda do meu pai que vai pagar a viagem e tem dinheiro, mostrando que estudo direito em uma universidade mesmo que eu nao trabalhe vou fazer carteira de trabalho pra levar..

    Obrigada

  116. Olá,

    Estamos querendo viajar(pra ficar) para o EUA, eu, minha esposa(união estável) e nosso filho de 5 anos. Minha sogra casou-se com um americano e vive com ele no EUA.Tenho algumas dúvidas com relação a melhor situação pra conseguir o visto:
    – É melhor declarar que somos “casados” (União estável)?
    – É melhor declarar que temos parentes(sogra com green card) nos EUA?
    – Existe uma chance de ficarmos em situação “legal”, uma vez que temos parente (sogra) com green card? E se qual seria a melhor situação pra essa regularização, estar casa ou solteiros?

    Desde já agradeço pela ajuda!

  117. Lidiane,

    vou viajar com um amigo e vamos tentar tirar o visto. A dúvida é: devemos agendar para uma entrevista juntos ou separados?

  118. Olá Lidiane, bom dia!
    Tenho uma dúvida… sou casada no regime comunhão parcial de bens. Tenho um apartamento e um carro porém, ambos no nome do meu marido somente. Gostaria de saber se só com a minha carteira de trabalho, holerites e a certidão de casamento eu consigo comprovar que tenho vínculos no Brasil?

  119. OLA LIDIANE.SOU FUNCIONARIA PUBLICA,MINHA CASA NAO E ESCRITURA,SO TENHO DOCUMENTO DE CESSAO DE DIREITO,EU NAO DECLAREI IMPOSTO DE RENDA,SERA Q ISSO,IMPEDE QUE EU RECEBA O VISTO?,QUERO IR AO EUA A PASSEIO.

  120. Expliquei a minha profissão e do meu marido em português.Vamos ter os vistos negados por isso?Já paguei as taxas e marquei as entrevistas pra agosto.Obrigada.

    • Ola fiz a mesma coisa minha entrevista esta maracada para o dia 16 sera que vou ter o visto negado vc pode me dizer como foi sua expleriencia?

  121. Olá!
    Sou estagiário, e juntei dinheiro dois anos para viajar aos EUA. Não tenho vinculo empregatício, termino a faculdade neste ano (ou no ano que vem, depende se eu pegar DPs ou optar por fazer mais matérias) e estou a ser efetivado em meu serviço. Não tenho cartão internacional, pois não consigo comprovar renda, mas meu pai fez um para ele e um adicional para mim, eu sendo dependente.
    Comprei passagens para viajar com minha namorada no dia 01 de março do ano que vem, e voltar dia 08 de março.
    Tenho hoje o dinheiro (em reais) para permanecer nos EUA, com passagem já comprada, e vou dividir o aluguel com minha namorada (ele já está reservado para os 7 dias que ficarei lá).
    Não quero depender dos meus pais para nada, quero com o dinheiro que eu tenho ir para os EUA.
    Queria ir com a minha namorada (que tem renda e é CLT) tirar o visto. Como eu devo preencher o formulário? Coloco que vou individual ou em grupo? E em grupo coloco o nome dela? E no consulado como saberão que eu irei com ela?!
    Agradeço desde ja!
    Obs: tenho 21 anos.

  122. Pessoal, vou contar minha experiencia da semana passada…
    Fui no domingo, ante vespera do Feriado aqui de SP ao Casv e pasmem… não tinha mais que 5 pessoas a serem atendidas…. fiquei no maximo 10 minutos la, cheguei 30 minutos antes e ja fui atendido…
    No Consulado entao, foi mais rapido ainda… no outro dia véspera de feriado prolongado , tinha 12 pessoas quando cheguei para entrevista…nao peguei fila, estava frio, chovendo e fiquei no consulado 20 minutos… quem me atendeu foi um Sr. muito bem humorado de Cavanhaque e que dava muita risada e falava alto… A entrevista foi desta maneira :

    C = consul
    Eu = Eu mesmo rsrs
    Es = Esposa
    Nós : = Eu e ela rs

    C= Boa Tarde !
    Nós : Boa Tarde!
    C= Vão pra onde ?
    Eu= Puxar a Orelha do Mickey ( Disney)
    C: Onde voce trabalha ?
    Eu= Sou Analista de Sistemas
    C: Quanto Ganha ?
    Eu= xxx
    C: São Casados ?
    Eu= Sim. Quatro Anos, quer ver a certidão ?
    C: Não é necessário.
    C: Voce Trabalha Sra?
    Es= Sim. Sou Secretária Bilingue
    C: Quanto ganha ?
    Es: xxxx
    C: já viajaram pra fora do país e onde ?
    Eu: Argentina, Uruguay
    Es: disney, Inglaterra, França
    C: Nossa, voces gostam de viajar hein ? AHAHAHAHAHA
    Nós: é AHAHHA gostamos bastante.
    C: 1 Minuto…
    C: OK Vistos Aprovadíssimos ! Uma boa Viagemmmmmm
    Nós: Obrigado !

    Gente, apesar das perguntas, foi muito rapido e a entrevista foi na segunda feira passada e meu passaporte chegou hoje. Levaram-se 7 dias e hoje a DHL nos entregou com o tão sonhado visto… agora é só ir pra terra do Tio SAM !!
    Apenas uma dica legal: Quem estiver fora de SP e for se hospedar em hoteis para ir no CASV e no Consulado, sugiro o IBIS morumbi… Paguei a diaria de 107,00 no cartao de credito, e o casv da vila mariana é 10km do hotel e do consulado 600 metros. da pra deixar o carro no hotel e ir apé e depois na volta passar no shopping morumbi para comemorar o visto.

    • Oi Luiz,

      Muito obrigada pela sua colabora;’ao em tranquilizar nossos parceiros viajantes! :-)

    • Adorei a entrevista de vocês …
      Eu e minha família vamos tirar em janeiro nas férias do marido e filhos,espero pegar um Consul assim bem gente boa haha
      BOA VIAGEM!!

  123. Boa noite Lidiane,

    Seguinte: Li muita coisa no seu blog e não tenho muitas dúvidas, no entanto, meu caso reúne algumas particularidades que foram tratadas separadamente, então gostaria de te dar um panorama da história para conseguir alguma orientação especifica.
    Em 1999 tive o visto negado por falta de vínculos, hoje sou empregado publico federal e possuo imóvel, carro etc até aí tudo bem porque tudo é declarado no IR, mas vivo uma união estável há mais ou menos três anos, não tenho certidão nem declaração, apenas um registro na minha empresa de que ela é minha beneficiária na previdência e no plano de saúde. Minha esposa até dezembro de 2012 trabalhava e tinha uma boa renda declarada em IR, mas este ano ela parou de trabalhar (devo levar o IR dela e dizer que ainda trabalha?), um detalhe importante todo o nosso patrimônio está em meu nome, ela tem filhos (maiores de idade) e um neto, além disso já possuiu visto e já visitou os USA há cerca de uns 10 anos. Então, alguma particularidade no meu caso? Devemos marcar a entrevista juntos? Se isso for possível? Como trabalho em empresa publica sob regime da CLT apenas os recibos e a carteira de trabalho são suficientes? Minha esposa deve levar os documentos dos filhos e neto?
    Obrigado por sua disponibilidade e parabéns pela iniciativa em ajudar o próximo, o Brasil precisa de mais cidadãos assim!

    • Ia esquecendo obrigado pela resposta. ;/

  124. Olá mesmo lendo toda as perguntas e respostas ainda sinto mto medo e duvidas. Moro com meu namorado e trabalho na empresa dele (porém sem nenhum vinculo) faço faculdade ( devo levar só a carta da faculdade ou o comprovante de matricula?) Nem eu nem ele temos visto portanto vamos tirar juntos. Será que é melhor tirarmos um documento de união estável já que quem vai bancar toda viagem é ele? Por favo me ajude

  125. Esqueci de mencionar que ele tem casa própria, duas empresas e carro no nome dele. Porém eu não tenho nada no meu nome.

  126. Laís, obrigado pelas informações acima. Porém tenho uma dúvida que não encontrei respostas.

    Vou para os EUA por um mês e fazer um curso de 15 horas semanais, no dormulário DS-160 é solicitado um endereço e contato de uma pessoa nos EUA, como ficarei em HOMESTAY e não tenho o local definido coloquei o endereço da escola e o contato da secretária.

    Existe alguma chance de negarem o visto por alegarem a necessidade de solicitar um visto para estudante?

    Obrigado

  127. Olá Lidiane boa noite,
    sou de Recife e gostaria de sua ajuda pois já estou sem esperanças quanto ao caso, é o seguinte meu namorado trabalha numa empresa de web em São Francisco, California, a empresa sempre custeia duas viagens ao ano, e nesse fim de ano ele quer me levar, porém estou com medo de meu visto não ser aprovado pois no momento estou desempregada, apenas faço eventos, e tb não estou cursando faculdade, você teria alguma dica de como eu posso fazer para ter meu visto aceito? Pensei em pedir uma carta da empresa dele informando o motivo da viagem , mas ainda assim acho q só isso não basta, também pensei em ir com as passagens de ida e volta ja compradas, já que só vamos passar duas semanas, o que você acha? Desde já agradeço

  128. Olá tenho uma dúvida, tive meu visto de turista concedido. Um ano depois tentei o visto de estudante e me foi negado. Minha dúvida é por ter o visto de estudante negado, se quiser passear nos Estados Unidos com meu visto de turista, terei problemas? Um visto interfere no outro?
    Obrigada

  129. O Comparecimento ao Centro de Atendimento ea Entrevista é feita no mesmo dia, quantos dias eu devo reservar para estas etapas no consulado?

  130. Já fui barrado duas vezes e como eles não dizem o real motivo da negação, tenho algumas teorias:

    – Não tenho casa própria e disse, na hora, que eu, minha esposa e meus filhos moramos com meus pais (mas são em casas diferentes, mas em um mesmo endereço). Isso é uma coisa que não sei como resolver, pq sou filho único, como disse, moro em casas diferentes, só que a casa não está no meu nome. Poderia mudar para o meu, mas sou filho único e não tenho a necessidade, além de pensar no visto, de fazer isso…

    – Na época, tinha um salário abaixo de 2000 reais e minha esposa não estava trabalhando (isso influencia?)

    – Temos menos de 30 anos (há problema com isso?)

    A última vez que tentei tirar o visto foi em outubro do ano passado. Agora, sou funcionário federal (ganhando mais do dobro do que ganhava), estou num mestrado, minha esposa ainda faz graduação….eu, sinceramente, não sei o q tenho q dizer ou mostrar mais…

    Já pensei em viajar para outros países para que, na hora em que ele fizer a famosa pergunta se eu já viajei para outros países, eu diga que já (para simplesmente mostrar que não quero morar lá, somente visitar..poxa, só quero visitar kkkkkkkk mas que dificuldade)

    Queria muito, Lidiane, que você comentasse a minha situação para que me desse uma ajuda ou uma luz… kkkkkkkkkk

    Pensei, tbm, em levar meu filho logo para Disney antes de ir para NY…sei lá…

    E o pior, é que vai chegando o meio do ano e a vontade de tentar tirar o visto volta…quero muito conhecer e fico frustado em não conseguir…o que eles querem q eu faça mais?!?!?!

    Abração

  131. Lidiane… você é muito bonita… mas minha pergunta para que serve aquela foto no DS-160 é somente para crianças e idosos… essa é a foto do VISA visto? Beijossss….

  132. Olá, estou indo para entrevista agora dia 26 de julho, estou um pouco preocupada porque eu e meu marido(moramos juntos, nao somos casados no papel), na casa dos meus pais, e è meu pai quem vai custear nossa viagem, como presente de lua de mel, meu medo è com o meu marido, que so tem como comprovar que trabalha com carteira assinada, mas, nao tem bens no nome dele nada, e eu também trabalho, e nao tenho nada no meu nome, será que vamos conseguir o visto, estamos preocupados, nossas carteiras sao assinadas, e meu pai tem uma boa condição financeira, será que vamos ser barrados? Desde ja agradeço a atenção.

    Rosy

    • Rosy, minha situação é muito parecida com a sua… E aí como foi a entrevista?

      • Rosy, como foi deu tudo certo?

  133. oi Lidiane tudo bem ? então estou planejando ir a miami com meu esposo para compras para uso pessoal ficar la no maximo 7 dias ,sou dona de casa temos duas filhas, casa propria carro isso ajuda a conseguir o visto obs meu marido trabalha registrado e ganha 5 mil sera q aprova????

  134. Boa Tarde,

    Eu e meu marido possuimos visto para os estados unidos e estamos com passagem marcada para Fevereiro/14. Pretendemos levar minha mãe junto para ajudar a cuidar de nosso filho e custear os custos de viagem dela. Ela nao declara imposto de renda, porém possui 2 imoveis no nome dela, sendo um para moradia propria e outro alugado, além de um carro quitado. O unico comprovante de renda que ela possui é o contrato de aluguel, porém o valor é de 2 salarios minimos. Commo proceder nesse caso? Eu e meu marido devemos fazer uma carta de custeio? Existe chance do visto ser negado?

  135. Olá, tudo bem?

    Estou providenciando minha viagem para os EUA para ficar durante 1 mês.
    Faço faculdade de Direito, tenho 19 anos, trabalho em uma empresa a pouco tempo e ganho 1500,00 mais ou menos, mas não quero que a empresa fique sabendo que irei viajar.
    Quem me ajudará a pagar minha viagem é minha mãe e meu pai. Que ganham relativamete bem. Estou com medo, pois viajarei com minha melhor amiga pra ficar na casa da tia dela que mora lá Legalmente, mas como não tenho casa no meu nome, nem apartamento, nem carro e não declaro imposto de Renda, posso ter meu visto negado?

    Obrigada desde já. =D

  136. Eu e meu namorado planejamos viajar para Miami no final deste ano. Tenho 19 anos, faço faculdade, não trabalho nem possuo bens em meu nome, no entanto, já fui 2 vezes para disney, o que imagino que facilite a renovação do visto. Meus pais que irão custear minha parte da viagem no entanto a declaração do IR deles é de somente R$2.200/mês, eles são autônomos, possuem casa própria e automóveis em seus nomes.
    Meu namorado tem 21, nunca saiu do país, faz faculdade e trabalha, mas a folha de pagamento dele é de somente R$700, e ganha quase o dobro em comissões (por fora), ele não possui conta em banco e ele quem ira pagar sua viagem. Nem ele nem os pais dele precisam declarar IR, a mãe é aposentada e o pai corretor de imóveis, logo não possui carteira assinada.
    minhas duvidas são as seguintes:
    1º – o fato da renda dos meus pais ser baixa, dificulta conseguir o visto americano?
    2º – eu só estar cursando faculdade representa um vínculo forte?
    3º – meu namorado ganhar pouco e não possuir IR e bens em seu nome dificulta a aquisição do visto?
    4º – o fato da mãe dele ganhar pouco e do pai não possuir um salário fixo dificulta o visto?
    e enfim por último, você acha que com a descrição que eu fiz, nos conseguiremos fazer nossa tão sonhada viagem para miami???

  137. LILIANE BOA NOITE, HOJE EU FUI AO CONSULADO AQUI NO RIO DE JANEIRO, CHEGUEI POR VOLTA DE 8: 30 E A MINHA ENTREVISTA ESTAVA MARCADO PARA AS 10:30, QUANDO CHEGUEI TINHA MUITA GENTE E EU SO FUI ENTRAR DENTRO DO CONSULADO AS 11:00 HORAS.
    LILIANE LA DENTRO É MUITO RAPIDO 12:OO EU JA ESTAVA INDO EMBORA, ASSIM QUE EU CONSEGUIR ENTRAR DENTRO DO CONSULADO PAGUEI UMA FILA PARA ENTREGAR O MEU PASSAPORTE E DEPOIS FIQUEI SENTADO, TINHAS UMAS MOÇAS ENTREGANDO O PASSAPORTE DE VOLTA PARA OS SEUS DONOS. E FORAM CHAMANDO DE 7 PESSOAS POR VEZ PARA ENTRAR NUMA OUTRA FILA PARA A TÃO ESPERADA ENTREVISTA.
    NO MOMENTO QUE EU ESTAVA NA FILA PUDE ESCUTAR A ENTREVISTA DE OUTRAS PESSOAS,NÃO VIM NINGUEM TENDO O VISTO NEGADO, TODOS ESTAVA SAINDO DO GUICHE SORRIDENTE, DEREPENTE CHEGA A MINHA VEZ, CAI NUMA MULHER MAL HUMORADA, DEI BOM DIA PRA ELA E ELA NÃO RESPONDEU.
    PRIMEIRA PERGUNTA
    PRIMEIRA VIAGEM PARA OS ESTADOS UNIDOS? SIM
    PARA VOCE ESTA INDO: NOVA YORK
    O QUE VOCE FAZ AQUI NO BRASIL:EU DISSE
    QUANTO VOCE GANHA? EU DISSE
    VOCE TEM CASA PROPRIA?
    VOCE TEM IMPOSTO DE RENDA?
    VOCE É CASADO:
    O QUE A SUA ESPOSA FAZ?
    QUAL FACULDADE ?
    QUANDO ELA FORMA?
    A SUA EMPRESA É DE QUER: AI EU DISSE QUE É PEIXARIA
    VOCE TRABAHA DENTRO DE CASA: NÃO TENHO A LOJA DE RUA
    A SUA EMPRESA É DENTRO DE PREDIO? NÃO É LOJA DE RUA
    A SUA EMPRESA VENDE O QUE:
    AI PERGUNTOU DE NOVO A SUA CASA É PROPRIA? EU DISSE NÃO
    AI ELA ME PERDIU UM MONTE DE DOCULMENTOS IMPOSTO DE RENDAS, COMPROVANTE DO CARRO, CNPJ, CONTRATO SOCIAL, DEI TUDO PRA ELA E ELA CONFERIU E ME FALOU O SEU IMPOSTO DE RENDA SO DIZ QUE VOCE GANHA QUINZE MIL ANUAL, EU PERDIR O IMPOSTO DE VOLTA E MOSTREI PRA ELA O OUTRO COMPROVANTE QUE EU GANHAVA MAIS DOZE MIL POR FORA.
    AI ELA ME DISSE VOCE NÃO ESTA HABITO PRA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS E ME DEU UMA FOLHA BRANCA ESCRITOS ALGUMA COISAS.MAIS EU JA PEDIR A AGENCIA QUE ME ATENDE PRA MARCAR OUTRA ENTREVISTA PRA NOVEMBRO.
    EU NÃO ENTENDIR DIREITO O QUE ACONTECEU ATE AGORA, EU LEVEI OS DOCULMENTOS DA EMPRESA NO MEU NOME, E ELA ME NEGOU O VISTOS, ENTÃO O QUE É HABITO PRA ELES PRA ENTRAR NAQUELE PAIS.

    • Leandro, ja fui barrado duas vezes (relatei minha história em alguns comentários acima) e acho q seu problema foi c a renda e em relação à casa própria…. mas sempre eh complicado dizer alguma coisa pq eles não dizem o real motivo da negação…. espero q dê tudo certo em novembro…

  138. DIOGO BOM DIA, E VOCE JA CONSEGUIU O SEU VISTOS, EU TAMBEM ACHO QUE É POR CAUSA DA CASA PROPRIA, ELA BATEU MUITA NESSA TECLA, MAIS PRECISAVA ESSA AMERICANA SER TÃO MAL EDUCADA COMIGO, EU MOSTREI O CARRO QUE EU ESTOU PAGANDO NO CONSÓCIO, MOSTREI MEU IMPOSTO DE RENDA, MAIS EU GANHO MUITO MAIS DOQUE EU DECLARO NO IMPOSTO, EU ESTAVA COM OS MEU EXTRATOS BANCARIO PRA MOSTRAR E ELA NÃO QUIS VER.
    EU TENHO UM MOVIMENTO NA MINHA CONTA DE CINCO MIL REAIS MENSAL. MOSTREI PRA ELA, CNPJ, CONTRATO SOCIAL, IMPOSTO DE RENDA E DOCULMENTOS DO CARROS, EU ACHO QUE ISSO JA É UM FORTE VINCULO COM O BRASIL.

    • Leandro, realmente ficamos sem saber o real motivo da negação e isso é muito chato. Mas, creio q, sim, pesou o fato de não ter casa própria e, pelo o q acho, eles só se importam com o imposto de renda…eu ainda não tentei tirar novamente. Acho que vou viajar para Europa e daq a dois anos tento tirar o visto novamente (até pq já terei um tempo maior de serviço federal).

      Vc vai tentar tirar o visto novamente?

  139. Olá.
    Bom eu tenho uam tia que mora em New york e o filho dela fara 1 ano e gostaria de ir ao aniversario dele !
    só que estou desempregada, e tenho uma filha de 6 meses que ira comigo no caso, e nao sou casa com o pai da milha filha.
    Impossivel tirar o visto ? ou você tem alguma dica para mim ? obrigada pela atenção.

  140. Boa noite, tudo bem?
    Pretendo fazer uma viagem no final do ano para os EUA. Tirei meu passaporte essa semana e já preciso marcar minha entrevista, mas tenho muitas dúvidas sobre como conseguir o visto com tranquilidade.
    Preciso comprovar que tenho vínculos fortes o suficiente com o Brasil, mas não tenho. Estou fazendo cursinho para o vestibular do final do ano e trabalho na empresa do meu pai há 3 anos e por decisão própria não quis assinar a carteira ainda. Bom, a pergunta é: Caso meu pai seja meu fiador, ele precisará estar presente na entrevista ou posso só levar os documentos necessários dele?
    Obrigada desde já!

  141. Olá estou querendo ir pra New York no Natal e Las Vegas no Ano Novo.
    Esse ano ja estive lá em vegas com visto de Estudante queria saber se agora é mais facil tirar o visto de Turista? Por ja ter tido um visto antes!

  142. Olá Lidiane, primeiro parabéns pelo site.
    Tenho 2 dúvidas:

    1- Pretendo viajar em Abril para Orlando(Disney) com meu marido, 2 irmãs mais velhas e 3 sobrinhos de 3, 9 e 13 anos. Seremos 7 pessoas e eu gostaria de saber se podemos tirar o visto para os EUA em família? Tenho lido sempre que o máximo são 5 pessoas, e também não sei se nos considerarão família ou apenas parentes?

    2- A viagem de minha irmã do meio e seus 3 filhos será custeada pela minha irmã mais velha que é funcionária pública e ganha mais de 10 mil reais por mês, e está juntando dinheiro para viagem. No momento já tem 20 mil. Gostaria de saber se a minha irmã do meio pode ter seu visto negado, uma vez que ela tem 32 anos, e embora também seja funcionária pública, ganha muito pouco e não tem condições de custear a sua viagem e dos filhos?

    Grata.

  143. DECLAREI IMPOSTO DE RENDA A POUCOS DIAS E MINHA ENTREVISTA E SEMANA QUE VEM SERA QUE PODE DAR ALGUM PROBLEMA POR EU TER DECLARADO ENSIMA DA HORA POIS NO RECIBO VEM A DATA QUE DECLAREI OU NAO LEVO O RECIBO E LEVO SO OS EXTRATO DO IRPF

  144. estou com uma duvida , comprei um carro ano passado 2012 e tb tenho dois adiquiridos ha 5 anos , nunca declarei imposto , o meu salario e na faixa de 700,00 mensais, sou autonomo, gostaria , de estar declarando mesmo sendo isento pq pretendo ir ao consulado tentar o visto , como posso fazer ?

    • voce tve que pagar multa para declarar o imposto de renda , fora do prazo , estou com esta duvida

  145. boa tarde ,estou preenchendo o ds160 e estou na parte de pessoas que viajam com voce coloco os nomes do jeito que esta no passaporte e o sistema diz que no pode ter espaçoentre eles ja tentei colocar junto ,separado de todas as formas e nao aceita ,alguem ai ja passou po isso?

  146. sou formada em direito, faço pós e não trabalho. coloquei que era formada e no campo do trabalho coloquei o nome da faculdade em que faço pós, está correto? ou devo colocar que sou estudante?

.