O Blog destinado a uma tribo com espírito aventureiro, que aprecia as estrelas do céu mais que as do hotel

.

São Miguel do Gostoso – RN tem moeda própria

São Miguel do Gostoso – RN  tem moeda própria

A cidade de  São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, ganhou muito destaque na mídia esta semana por ser pioneira na implementação de um projeto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) : a criação de uma moeda própria, o Gostoso!

A iniciativa foi executada pela rede de bancos solidários, sob a gestão da Associação de Mulheres, Jovens e Produtores de Tabua (AMJP). O Gostoso está há um mês em circulação e tem como principal objetivo fomentar a economia local e estimular o consumo na cidade.

Ele já é aceito por muitos estabelecimentos comerciais e no circuito hoteleiro, contudo não é permitido servir como base de troca para outras moedas.

“1 Gostoso vale 1 Real e as notas tem total segurança”, disse João Eudes, presidente da AMJP, que confirma que as notas foram confeccionadas em papel especial, semelhantes ao da moeda vigente.

O Real continua sendo a moeda oficial, mas o Gostoso entra como um complemento da renda das famílias, já que o Banco Solidário de Gostoso oferece empréstimos de até 150 Gostosos para serem pagos em várias parcelas.

E aí? Quantos Gostosos vale conhecer esta iniciativa de perto?

 

 

Um comentário

  1. Não sei a quem imputar o esforço para desenvolver o turismo em São Miguel: governo municipal, estadual ou os dois juntos. Sei que o povo introjetou o turista como peça importante da sua economia. Exemplo? em nov/11 passei lá 4 dias… quando solicitei a um pescador para me indicar aonde faria um pequeno conserto no meu carro. Ele me disse estar “montando uma oficina com seu filho para melhorar a renda da família, já que ultimamente tem aumentado muito o movimento de automóveis por aqui”. Ato contínuo, lá fomos e após o conserto nada me cobrou pois estava iniciando, ainda, o registro da firma, além do que o serviço fora feito pelo simples prazer de receber bem um turista. Em troca, lhe comprei uma bela pescada amarela para prepararmos na pousada.

Comenta aeeee!

.