O Blog destinado a uma tribo com espírito aventureiro, que aprecia as estrelas do céu mais que as do hotel

.

Tiradentes – Minas Gerais

Tiradentes – Minas Gerais
Tiradentes é uma cidadezinha pequena mas como todas as cidades de poucos habitantes tem seus encantos e também muitos eventos o ano inteiro. A cidade é mais uma das diversas quem integram o “circuito estrada real” que nada mais é do que o antigo caminho aberto há mais de 300 anos pela Coroa Portuguesa, que foi transformado em um destino turístico reconhecido no Brasil e no exterior.
Farei um pequeno “apanhado” geral de meus dias nesta simpática cidadezinha de Minas.
Mais informações sobre a estrada real

 

Entardecer na cidade mineira de Tiradentes

Entardecer em Tiradentes com vista para Igreja Matriz e Serra de São José.

 

Como Chegar “SEM” carro em Tiradentes:

Triste notícia, não tem ônibus direto de São Paulo para Tirantes; Boa notícia, o ônibus que tem que pegar para Tiradentes é na própria rodoviária de São João Dell Rei, então é só o trabalho de trocar de ônibus mesmo.

Partindo de São Paulo o destino tem que ser a cidade de São João Del Rei a passagem de ônibus sai algo entre 75,00/ 80,00 a viagem é meio cansativa, demora de 7 à 8 horas, mas não tem outra forma de chegar lá, a não ser que você vá de carro, aí é outra história.

As empresas que fazem o trajeto SP x São João Del Rei são a Útil e a Gardênia. Chegando em São João Del Rei basta perguntar na própria rodoviária onde comprar a passagem de ônibus até Tiradentes, o ônibus é local (não é mais bus de viagem tem que passar na catraca), Tiradentes fica muito perto, deve demorar entre 20/25 minutos até lá e o ônibus tem de meia em meia hora, o valor da passagem não me recordo exatamente, mas algo em torno de 4,00… sei que é bem baratinho

Centro Historico de São João Del Rei - Tiradentes

Centro Histórico de São João Del Rei

 

O que Fazer em Tiradentes – Minas Gerais:

Eu fui até Tiradentes por conta do Festival de Fotografia que ocorre todo ano no mês de Março, acho que é mais interessante ir pra lá quando tem algum destes festivais (tem desde Mostra de Cinema até Festival Gastronômico), pois a cidade é muito pequena em dois dias no máximo (isso se for fazer trekking ou passear de Maria Fumaça) vc já conheceu tudo.

Entardecer em Tiradentes - Minas Gerais

A arquitetura mais o céu lindo do entardecer me fascinaram em Tiradentes

 

Passeio de Maria Fumaça – Tiradentes

Vale muito a pena, o trem é super antigo e a gente sente que está voltando no tempo, demora em torno de 35 minutos até São João Del Rei,  da pra comprar a passagem de ida e volta ou comprar só a ida e depois voltar com o ônibus comum, como eu fui pra fotografar e fazer o time lapse então preferi ir de trem e voltar de ônibus pq assim tive tempo livre pra voltar a hora que quisesse e fazer minhas fotos em São João Del Rei também.  A passagem de ida e volta custava 30,00 (o valor pode ter mudado, fui em 2012) e só de ida 18,00, tem os horários certos de saída e só funcionam de Sexta a Dom. e feriados (tem uma parte do Time Lapse que fiz da Maria Fumaça, assistam depois).

Maria Fumaca para ir de Tiradentes a São João Del Rei - Minas Gerais

Reposicionando o vagão da Maria Fumaça para ir de Tiradentes à S. João Del Rei

 

 

São João Del Rei - Minas Gerais

Em São João Del Rei vale a pena o passeio pelo centro histórico.

 

Trekking em Minas Gerais

Trekking em Minas Gerais

Trekking na Serra de São José – Tiradentes

Participei de um trekking fotográfico com o Wladimir Loyola, deve ser o trekking mais “light” que tem (rs), mas foi bom para fotografar, caminhar na mata e conhecer um pouco da serra de São José. Se interessar em fazer este tipo de caminhada procure a Tiradentes Brasil Turismo; o Wladimir Loyola é o dono e certamente te receberá muito bem e lhe mostrará diversas opções de caminhadas.

Trekking na Serra de São José – Tiradentes

Ruas Históricas se vc já esteve em Paraty, Ouro Preto ou qualquer cidade deste “circuito estrada real” já sabe, não use sapato de salto alto !!! Calçados baixos e confortáveis, vai por mim, se vc não quiser que seu passeio vire uma verdadeira tortura de escorrega, tropeça e cai… hahahaha… As ruas são irregulares e as vezes até de tênis a gente ainda dá um “tropicão”, mas resolvido este problema, PASSEIE ! Os casarios merecem ser contemplados e as ruas são uma verdadeira viagem ao tempo.

Centro histórico de Tiradentes - Minas Gerais

Centro Histórico de Tiradentes

Onde Ficar em Tiradentes:

Tiradentes tem diversas pousadas para todos os gostos e bolsos, eu optei em ficar em uma que a diária era 50,00 (semana de festival é  sempre mais caro) e próxima ao centro, mas era bem “meia boca”…rs… Então deixa pra lá! rs Fique atento a localização pois as vezes a pousada é barata mas esta longe do centro histórico e aí o barato acaba ficando caro.  Nesta semana que fiquei por lá acabei conhecendo a dona de uma outra pousada que me levou pra conhecer as acomodações e juro que fiquei chateada por não ter pagado mais caro, a pousada é linda, tem quartos super aconchegantes e bem arrumados, do ladinho do centro histórico (tipo 2 minutos) mas é mega pequenininha então lota muito rápido, mas certamente a próxima vez q voltar tentarei ficar por lá, se chama Pouso Francês.

Vielas do centro histórico de Tiradentes - Minas Gerais

Uma das vielas no Centro Histórico de Tiradentes

 

Onde Comer em Tiradentes – Minas Gerais:

A típica comida mineira tem muita carne de porco, pururuca, toucinho e é uma DELÍCIA, mas se vc é vegetariano vai passar maus bocados, pq é difícil achar um local que seja “light”, porém se vc come de tudo, este é o lugar !!! rs Tem desde a comida típica mineira até o “PF” de “10 conto”, da cantina italiana até a cozinha mais sofisticada, e dentre estes, destaco dois lugares que merecem ser visitados:

É aquela “pratada” que duas pessoas conseguem comer sossegado, então não se assuste com o preço e peça um prato só, certeza de felicidade gastronômica, pq além de mesa farta o sabor é maravilhoso. Visite o site
Eu não sabia o que era “ora pro nobis” até chegar lá, depois que experimentei o risoto de ora pro nobis, nossa senhora que maravilha !!! rs O prato não é barato porém o sabor da comida é espetacular, então super compensa. Visite o site
CURIOSIDADE: Ora Pro Nobis – É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída.

Restaurante Ora Pro Nobis e a Igreja Matriz - Tiradentes

À esquerda na foto – Restaurante Ora Pro Nobis/À direita Igreja Matriz

 

Eventos em Tiradentes:

Em Tiradentes tem evento o ano inteiro eu particularmente fui para o Festival de Fotografia que ocorre no Mês de Março , mas em Janeiro (2ª Quinzena) tem a Mostra de Cinema de Tiradentes que já é bem conhecida e em Agosto tem o Festival Internacional de Gastronomia.

Noite em Tiradentes - Minas Gerais

Noite em Tiradentes com vista para Igreja Matriz e Serra de São José.

 

Time Lapse de Tiradentes

Nesta viagem tb fiz um “Time Lapse”, praticamente todos os dias que fiquei por lá sai pra captar imagens, algumas serviram outras tiveram que ser deletadas, sei que me deu uma trabalheira tremenda que já estava quase desistindo da “peripécia”, mas no fim deu certo e é um dos que mais gosto, especialmente o entardecer que demandou bastante tempo e disposição (era chuva, sol, frio, fome, sono e eu lá parada no mesmo lugar, fotografando…rs rs rs) e tem tb algumas imagens que consegui fazer do trem saindo e depois dentro dele. Bom o vídeo fala por si só, então assistam:

Tiradentes Março 2012 from Érica Catarina Pontes on Vimeo.

Tiradentes – Março 2012 – Total de fotos neste vídeo 2.115

Erica Catarina em Tiradentes - Minas Gerais

Érica Catarina com frio às 05h30 da matina, Status: Captando Imagens… rsrs
Fotografia: Victor Guidini

Onde fica Tiradentes?:


Ver mapa maior

 

Quem sou: Érica Catarina Pontes

Fotógrafa

Onde estou: Guarulhos- SP

Conheça meu trabalho www.ericatarina.com.br

30 Comentários

  1. Muito bacana o relato, com ótimas fotos recheando.

    Quando mais novo, morei no RJ e não ligava muito para as cidades históricas de MG. Mas esse post me deu vontade de conhecer o interior histórico, São João Del Rey, Tiradentes… lugares lindos!

    Parabéns!

    • Oba ! Obrigada !
      As cidades históricas são lindas e cheias de bons lugares para se fotografar, no fim de março agora irei pra Ouro Preto e espero voltar com uma “mala cheia de fotos”. :)
      Obrigada pela visita e pelo comentário, Rafael.
      Bjos

  2. Amei muito legal sua documentação e aqui estaremos sempre de portas abertas para recebe-la : )

    • Wlad, este ano não conseguirei ir pro Festival, mas espero voltar em breve e claro que super indico a Tiradentes Brasil pq afinal de contas “Depressão é só um acidente geográfico”… ahahaha
      Bjos

  3. Lindíssimas as fotos e texto convincente. Vc me despertou um desejo adormecido de ir à Minas!

  4. Querida Érica,
    Parabéns pelo trabalho feito com tanto amor e uma visão tão ampla e artística dos locais existentes no Brasil. Minas Gerais têm muitos lugares históricos e de uma beleza incrível,a qual você consegue captar de maneira impar.
    Você está divulgando com arte as belezas existentes no Brasil.

    Parabéns.
    Beijos e abraços carinhosos: Dora Pontes

  5. Ótimas dicas, ajudaram muito! Obrigada

  6. Parabéns pelas fotos. Fiquei ainda mais saudosa de Tiradentes, do mergulho na Historia que é estar em Tiradentes. Gostei da dica de hospedagem. Quando fui, também fiquei num “meia boca”, longe do centro histórico. Pretendo voltar ainda este ano.

  7. é Uma Cidade Linda!!
    Parabéns Pelo Post.

  8. Érica parabéns pelo seu trabalho e pelo olhar abençoado que deus te deu.
    Conheço bem Tiradentes e seu trabalho foi perfeito. Lindíssimas suas fotos!
    Abraços e sucesso!

  9. Oi.. gostaria de saber como ir do Rio de janeiro, não achei passagem pra São João del Rei…

    De preferência que seja pela 1001 tbm :/

  10. Oi, Érica! Ficarei em Tiradentes de 19/12 à 23/12. Alguma recomendação especial?

    Parabéns pelo site!

    Abraço

    Cristiano

  11. Olá Érica, lindo trabalho, o time lapse ficou incrivel…

    Poderia me dizer onde fica esse ponto alto com vista para a Serra e a Igreja da Matriz?

    bj

  12. Depois de ter lido, seu relato intessei -me ainda mais pelo lugar. Só que optarei, em ir em agosto, para o festival gastronômico, pois estou cursando um curso técnico nesta área, e com certeza sei que este evento, poderá me ajudar muito, além de conhecer essa cidade que me patece ser, encantadora .

  13. Olá!!!!! Seu post caiu como uma luva pra mim! Vou para tiradentes em agostopara descansar e fotografar e precisava de umas dicas :) não consigo entrar em contato com a pousada que você indicou, tem mais alguma bacana que vc poderia indicar??
    Um beijo e obrigada.

  14. Estive em Tiradentes Semana passada ! e um Pedaço da Historia do Brasil !

  15. Minha viagem a Tiradentes foi maravilhosa conheci o museu da Santana lindo lindo o Museu mario Mendonça, as lojas são Belas como a cidade a Que mais me encantou foi o café Marcas Mineiras charmoso, charmoso, o restaurante traga luz, o doce do senhor chico doceiro bom,bom demais, a loja Armazen do arquiteto, uma beleza e a pousada foi a liz bleu.

  16. Ameeeeeeeei as dicas!
    estou pensando em ir dia 30/04 e ficar até dia 03/05. acha que dá pra aproveitar a viagem?
    e outra dúvida, é perigoso andar sozinha por lá?
    estou pensando em ir sozinha pra conhecer.

    obrigada! beijos

    • Olá Driellen !!! Que bom que gostou… A cidade é minúscula, da pra conhecer e andar por tudo em 1,2 dias se quiser ter tempo sobrando.
      Eu viajo muito sozinha, o único perigo de Tiradentes é de vc confundir a rua debaixo com a de cima e sair no mesmo lugar… rsrsrs Mais pacata impossível ! ;)
      Aproveite ! Beijos

  17. Caramba, adorei seu texto e suas postagens. Sempre coloquei o medo de viajar só na frente de tudo e fiquei no lugar comum. Agora que estou trabalhando esse medo e após visitar o seu site, decidi visitar Tiradentes mesmo que sem companhia. Vou já me programar para esses dias após o Natal. Obrigado!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tiradentes – MG | ÉriCatarina - [...] CLIQUE AQUI E CONFIRA [...]

Comenta aeeee!

.